saneamento basico

Incerteza sobre revisão volta a prejudicar Sabesp

A Sabesp voltou a sofrer na bolsa de valores na sexta-feira, com uma queda de 2,84%, a maior do Ibovespa. A razão foi o adiamento das etapas finais de sua revisão tarifária, que alterou de março para abril a conclusão do processo. No ano passado, os papéis da empresa ficaram pressionados por muito meses por causa de seguidas prorrogações. No fim do ano, porém, entraram em trajetória de alta quando a agência reguladora do setor, a Arsesp, publicou um novo cronograma para o processo, o que trouxe confiança ao mercado. Agora, o novo adiamento traz de volta o clima de incerteza.

A Arsesp deveria ter realizado na sexta-feira a etapa D2 do processo, em que seriam divulgadas as propostas para o Preço Máximo Inicial (P0) e Fator de Eficiência (Fator X) definitivos para a empresa. Também seria aberta uma consulta pública com convocação de audiência. Mas a etapa foi adiada. As justificativas da agência foram a “complexidade do assunto” e a “grande quantidade de alterações” na base de ativos da empresa, que foi apresentada em setembro de 2012 e modificada no ano passado.

Por exigência da Arsesp, a Sabesp apresentou em 5 de dezembro novos dados relacionados a seus ativos. Agora, a agência diz que precisa de um prazo adicional para concluir análises necessárias para a validação dos dados. Com isso, a nova data para a etapa D2 é 11 de fevereiro. A etapa seguinte (D3) passou de 5 de fevereiro para 12 de março e as duas últimas (D4 e D5) passaram de 10 de março para 10 de abril. Procurada, a Sabesp não comentou o assunto.

Na opinião do Goldman Sachs, a alteração das datas da revisão é “ligeiramente negativa”. O banco diz que o adiamento parece ter sido resultante de questões técnicas, e não políticas. E que a estimativa de revisão tarifária de consenso no mercado – de 2% a 5% – está em um patamar que não é “politicamente sensível”. A expectativa inicial da Sabesp, por exemplo, era de aumento de 13%, que poderia ser considerado alto pela população e barrado pelas autoridades. O Goldman diz ainda que a “janela de oportunidade” para a conclusão do processo está aberta até abril. Depois disso, afirma que um novo adiamento poderia levar a conclusão para novembro e dezembro por causa das eleições no país.

Fonte: Valor Econômico
Veja mais: http://www.valor.com.br/empresas/3392432/incerteza-sobre-revisao-volta-prejudicar-sabesp

Últimas Notícias: