saneamento basico

Ministério Público investiga denúncias de irregularidades na Agespisa

O Ministério Público Estadual realiza, nesta sexta-feira (29), às 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, audiência pública a fim de tratar da situação jurídica da Agespisa.

Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2013, a Agespisa atua em 165 municípios, sendo que em 98 a operação da Agência é irregular, pois não há contratos de concessão.

Além disso, em 2005 foi constituído o Consórcio Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa), que deveria substituir a Agespisa em 36 municípios piauienses. “Porém, o Coresa existe apenas formalmente e a Agespisa continua a operar nestes municípios do Sul do Estado”, informa o promotor de Justiça Fernando Santos, que coordenará a audiência pública.

Foram convidados para participar da audiência representantes da Agespisa, Coresa, Associação Piauiense de Municípios (APPM), Secretaria Estadual de Planejamento, presidente da  Agência Municipal de Regulação de Públicos de Teresina (ARSETE), Procuradoria Geral do Estado, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTEPI), Sindicato dos Engenheiros do Piauí, além dos prefeitos municipais.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »