saneamento basico

Prefeitura de Poá multa Sabesp em R$ 1,5 milhão por descarte de esgoto sem tratamento

São Paulo – Pela quarta vez em dois meses, a prefeitura de Poá, no Alto Tietê, região metropolitana de São Paulo, multou a Sabesp em R$ 1,5 milhão por despejo de esgoto no rio Guaió, um dos principais mananciais da região. O esgoto deveria ser levado para a estação de tratamento, em Suzano.

O agravante é que, no mesmo período, a Sabesp passou a capitar mil litros de água por segundo para abastecer os moradores da região metropolitana, por causa da seca que atinge o sistema Cantareira. A captação é feita também no município de Suzano, cerca de três quilômetros acima de onde o esgoto vem sendo despejado.

“Essa água é tratada e distribuída para as casas, e a Sabesp, em vez de entregar para a população o esgoto tratado, está lançando in natura no rio. Quer dizer, está aproveitando o máximo do meio ambiente, dos recursos naturais, pegando a água limpa, cobrando e sujando, e jogando nos rios novamente. Falta total de gestão ambiental”, diz o secretário do Meio Ambiente de Poá, José Edilson Marques Dias, que afirmou ainda esse é o caso mais grave dos últimos meses.

Moradores da região também reclamam do mau cheiro causado pelo esgoto despejado, ainda mais indignados por serem cobrados por parte da Sabesp pelo recolhimento do esgoto, que não vem sendo feito adequadamente.

Após a notificação da prefeitura, a reportagem registrou funcionários da Sabesp fazendo a drenagem do esgoto no local. “Eles deixam acontecer o pior para depois tomar as providências”, diz o secretário.

Procurada para comentar, a Sabesp não respondeu aos pedidos de entrevista.

Confira a reportagem de Sandra Paulino para o Seu Jornal, da TVT:

Fonte. http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2015/08/prefeitura-de-poa-multa-sabesp-em-r-1-5-milhao-por-descarte-de-esgoto-sem-tratamento-no-rio-guaio-4942.html

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »