saneamento basico

PSDB vai à Justiça Eleitoral contra pesquisa sobre falta de água

O PSDB de São Paulo ingressou na Justiça Eleitoral nesta quinta-feira 8 pedindo informações de como foi feita pesquisa do instituto DataPopular sobre a falta de água no estado, pedindo “o valor e a origem dos recursos despendidos e o questionário completo utilizado”. O partido também pede que a pesquisa seja registrada na Justiça Eleitoral.

“A pesquisa tem claro cunho eleitoral e deveria ter obedecido aos critérios da legislação em vigor, que torna obrigatório o registro da pesquisa e apresentação de informações à Justiça Eleitoral, tais como o questionário e amostra utilizados e quem pagou o levantamento,” diz o PSDB em nota no seu site. O artigo 33 da lei eleitoral prevê que “as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos” devem registrar informações do levantamento na Justiça Eleitoral.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente do instituto DataPopular, Renato Meirelles, diz que os questionamentos da sigla “não fazem nenhum sentido”. “Não se pode deixar de discutir [a questão] só porque é ano eleitoral. Mais importante do que questionar a pesquisa é debater a crise da água”, afirma o publicitário.

De acordo com a pesquisa, a falta de água afetou 23% da população do Estado nos últimos três meses. O instituto também mostra que o problema é maior entre as famílias de menor renda.

Fonte e Agradecimentos: Carta Capital
Veja Mais: http://www.cartacapital.com.br/blogs/carta-nas-eleicoes/psdb-vai-a-justica-eleitoral-contra-pesquisa-sobre-falta-de-agua-5032.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »