saneamento basico

Regulamentação da RenovaBio e créditos de descarbonização

A Lei Federal nº 13.576/2017 instituiu a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) com o objetivo de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) e de promover a adequada expansão da produção e do uso de biocombustíveis na matriz energética nacional, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis.

Para tanto, a lei prevê a definição de metas compulsórias anuais de redução de emissões de GEE a serem desdobradas, para cada ano corrente, em metas individuais impostas a todos os distribuidores de combustíveis proporcionalmente à respectiva participação de mercado na comercialização de combustíveis fósseis no ano anterior.

Com a recente regulamentação da RenovaBio pelo Decreto Federal nº 9.308/2018, compete ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definir as metas anuais até 15.6.2018, para vigorar no período de 24.6.2018 a 31.12.2028, e à Agência Nacional do Petróleo (ANP) definir e tornar públicas as metas individuais de cada distribuidor até 1.7.2019, para vigorar a partir de 24.12.2019.

RenovaBio

Os valores das metas compulsórias anuais serão estabelecidos em unidades de créditos de descarbonização (CBio), sendo que cada unidade corresponde a uma tonelada de gás carbônico equivalente, obtida a partir da diferença entre as emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida de um biocombustível e as emissões no ciclo de vida de seu combustível fóssil substituto.

De acordo com a lei da RenovaBio, a comprovação do atendimento à meta individual de cada distribuidor de combustível deve ocorrer por meio da quantidade de CBio de que ele dispuser, a serem adquiridos mediante negociação em mercado organizado (bolsa), conforme regulamentação a ser editada.

Os CBio serão emitidos em função do volume de biocombustíveis comercializados por produtores e importadores certificados, observada a nota de eficiência energético-ambiental individual a ser atribuída em termos de conteúdo energético com menor emissão de gases causadores do efeito estufa em comparação às emissões auferidas pelo combustível fóssil.

Operacional e visualmente:

RenovaBio

Fabricio Dorado Soler – Sócio do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade de Felsberg Advogados – [email protected]

FELSBERG ADVOGADOS

A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo, não contém qualquer opinião, recomendação ou aconselhamento legal do Felsberg Advogados a respeito dos temas aqui abordados.

RenovaBio

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »