saneamento basico

Renovação de contrato com Copasa depende de mudança no Plano Municipal de Saneamento Básico

A Câmara de Vereadores de Lafaiete vai realizar uma audiência pública para discutir com a sociedade a alteração da Lei Municipal que instituiu o Plano Municipal de Saneamento Básico destinado à execução dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na sede e nos povoados e distrito do município de Conselheiro Lafaiete.

Para a assinatura do contrato entre o município de Conselheiro Lafaiete e a Copasa é necessária a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

De acordo com o subprocurador municipal, José Luiz Gonçalves da Cruz, a assinatura do contrato ainda precisa aguardar além das mudanças no Plano Municipal de Saneamento Básico, outros trâmites burocráticos. “Esperamos a atualização do plano. Depois da aprovação deste projeto, o novo contrato de concessão ficará disponível para consulta pública durante 10 dias. O passo seguinte será a realização de uma audiência pública para o encaminhamento de críticas e sugestões da sociedade. Só então o contrato receberá as assinaturas do governador de Minas, do presidente da Copasa e do prefeito de Lafaiete.”

Apesar de todas estas etapas, o subprocurador acredita que o contrato possa ser assinado já em março. Segundo José Luiz Gonçalves, nos últimos anos a Copasa se eximiu sistematicamente de responsabilidade pela resolução definitiva de problemas relacionados à rede de água e esgoto alegando que não havia um contrato vigente para a prestação de serviços.

A partir da formalização do documento, a empresa estará obrigada a executar investimentos, melhorias e reparos.

A audiência pública irá acontecer no dia 24 de março (segunda-feira), às 18 horas. A Câmara fica na rua Assis Andrade, número 540, no centro de Lafaiete. O projeto de Lei nº 014-E-2014 que trata da alteração da Lei Municipal encontra-se disponível no site da câmara: www.camaraconselheirolafaiete.mg.gov.br.

Contrato

O novo contrato a ser assinado entre Munícipio e Copasa terá duração de 30 anos. O contrato estabelece todos os investimentos que a Copasa se compromete a fazer em Lafaiete para garantir o acesso de 100% da população aos serviços de água e esgoto. Também define prazos e datas para a conclusão da ETE Ventura Luiz e a completa eliminação do mal cheiro exalado pela estação de tratamento do rio Bananeiras, entre outras intervenções.

Fonte e Agradecimentos: http://fatoreal.com.br/site/renovacao-de-contrato-com-copasa-depende-de-mudanca-no-plano-municipal-de-saneamento-basico/

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »