saneamento basico

Serviços prestados pela empresa em Cuiabá são piores que os da Sanecap

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CAB, Renivaldo Nascimento (PTB), afirmou que nem mesmo a Prefeitura da Capital tem o conhecimento do cronograma de obras a serem executados pela CAB no próximo ano. O parlamentar afirmou que o serviço prestado pela empresa é inferior ao da extinta Sanecap.

Renivaldo afirmou que a empresa não entregou os documentos conforme solicitado pela Comissão. “Solicitamos o planejamento de execução de obras em Cuiabá. Mas a empresa não tem, eles não têm o que apresentar”.

A não entrega dos documentos atrasaria a elaboração do relatório final, já admitindo que a investigação será concluída somente em fevereiro. “O relatório final seria apresentado no dia 20 de dezembro, mas com o atraso na fase de coleta de documentos, a conclusão será após o recesso parlamentar, no mês de fevereiro”.

O parlamentar afirmou que Cuiabá perdeu recursos com a terceirização do sistema de água e esgoto. “A cidade teria recebido pelo menos R$ 500 milhões de verba federal para investimento em saneamento básico. E hoje estamos impossibilitados de receber esses recursos”.

De acordo com o relatório inicial, somente com os canos estourados, são desperdiçados quase 50% da água tratada de Cuiabá. “É um absurdo, perdemos 50% de água somente com esse problema. E no final isso é repassado para o cidadão”.

Renivaldo ressalta ainda que o dossiê apresentado pelo Procon/MT, que reúne mais de 2 mil reclamações contra a CAB, demostra a insatisfação da população diante do serviço prestado. “A empresa não está cumprindo o que consta no contrato, o maior exemplo disso é a insatisfação da população”.

Pelo contrato, a CAB tem prazo de três anos para universalizar o fornecimento de água e 10 anos para universalizar a rede de esgoto. A empresa começou a executar os serviços na Capital em 2012. “Até o momento não vimos obras nesse sentido em Cuiabá, como eles estabelecem prazos se nem mesmo tem um planejamento de trabalho”.

Fonte: Expresso MT

Veja mais: http://reportermt.com.br/politica/servicos-prestados-pela-empresa-em-cuiaba-sao-piores-que-os-da-sanecap/31153

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »