saneamento basico

Bancos terão de prever risco socioambiental em operações

Brasília – Os bancos brasileiros terão de criar políticas de responsabilidade socioambiental.

Entre outras ações, isso significa que riscos envolvendo impactos sociais ou ao meio ambiente terão de ser previstos e reduzidos em operações financeiras como as análises de crédito.

A regra está em resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco poderá elaborar o plano de acordo com suas especificidades, dependendo do perfil de clientes ou operações realizadas.

“O que queremos é dar um comando para todas as instituições para que, por si próprias, digam como vão gerenciar seu risco socioambiental. A alta gerência tem que ter política definida, clara, mas ela é quem tem que dizer a natureza das operações”, disse Sérgio Odilon, chefe do Departamento de Normas do Banco Central.

Como exemplo de necessidade de gerenciamento de risco, ele citou a concessão de financiamento para construção de uma usina hidrelétrica.

O prazo para formular a política é 28 de fevereiro, para instituições cujas operações são mais complexas e que devem submeter-se a avaliação de capital, e 31 de julho do ano que vem para os demais bancos.

O plano de responsabilidade ambiental deve ser reavaliado pelo banco a cada cinco anos.

A gestão de riscos socioambientais nas instituições financeiras começou a ser discutida entre Ministério do Meio Ambiente e Banco Central durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), realizada no Rio de Janeiro em 2012.

“Há uma expectativa internacional para essa normativa. Nossa regulação do sistema financeiro já é vista como referência internacional”, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em evento para apresentação da norma.

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a obrigatoriedade do plano e da gestão de risco ambiental “sintetiza 20 anos de pensamento do mercado financeiro e nova abordagem governança ambiental no Brasil e no mundo”.

Fonte: Exame
Veja Mais: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/bancos-terao-de-prever-risco-socioambiental-em-operacoes

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »