saneamento basico

(RJ) Cantagalo quer intensificar coleta seletiva de lixo na cidade

Cantagalo, Região Serrana do Rio, quer intensificar a coleta seletiva de lixo doméstico no município que possui uma usina de reciclagem e compostagem capaz de tratar quase 100% do lixo gerado na cidade. O objetivo é trabalhar a educação ambiental da sociedade em busca de ampliação da coleta seletiva.

Durante reunião nesta quarta-feira (26), prefeitura e representantes de vários segmentos se reuniram com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e debateram o Programa Coleta Seletiva Solidária, do Governo do Estado, que visa auxiliar os municípios no cumprimento das diretrizes da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com o Inea, estamos bastante avançados por termos a estrutura, a experiência e uma gestão de resíduos que tem dado certo. Hoje, a maior parte do lixo coletado é reciclado. O lixo orgânico é composto e se transforma em adubo, que é entregue, de graça, aos produtores do município. O lixo hospitalar, que inclui os de consultório dentário, laboratórios, farmácias e estabelecimentos afins, é destruído através de incineração. O rejeito, ou seja, aquilo que não tem como ser aproveitado, como as fraldas descartáveis, material de uso sanitário, entre outros, é destinado ao aterro sanitário de Santa Maria Madalena, que também é regional e licenciado pelo Inea. Enfim, o que temos que fazer é, basicamente, a orientação à população sobre a separação do lixo seco do lixo molhado e, gradativamente, a implantação do sistema solidário, para atender à legislação nacional e ao meio ambiente“, explicou o prefeito Saulo Gouvea.

A apresentação do programa foi comandada por Rose Alves, assessora técnica do Inea. Ela relatou que esse trabalho vem sendo feito nos municípios fluminenses, citando Cantagalo como uma cidade que tem um sistema bastante avançado, eficiente e que só precisa de pequenos ajustes para, futuramente, passar a integrar a coleta seletiva solidária.

Uma conscientização adequada nas escolas, no comércio e um trabalho de porta em porta, contando com parceiras como as secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social, será um instrumento rápido e eficaz no caso de Cantagalo”, relatou Rose.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/02/cantagalo-rj-quer-intensificar-coleta-seletiva-de-lixo-na-cidade.html

Últimas Notícias:
Caesb Sistema de Saneamento

Caesb investirá R$ 3,2 bilhões em melhorias até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luis Antonio Reis, participou do programa CB.Poder, parceria do Correio Braziliense e da TV Brasília, nesta quarta-feira (12). Ele tratou de assuntos como os planos de investimento da empresa, que totalizam R$ 3,2 bilhões em obras até 2029. O foco das melhorias está em três áreas principais: redução de perdas de água, setorização do fornecimento de água e conversão de gás metano em energia.

Leia mais »
Aterro Sanitário Mata Atlântica

“Solução” de Pimentel para aterro sanitário vai eliminar 100 mil metros de Mata Atlântica

A entidade de proteção ambiental Ação Ambiental anunciou que vai mover uma ação civil pública contra o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), que é presidente do Conresol (Consorcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos), a prefeitura de Fazenda Rio Grande, agentes públicos e a empresa Estre Ambiental, que opera o aterro sanitário na cidade da região metropolitana, por causa do corte de aproximadamente 100 mil metros de Mata Atlântica para expansão do aterro.

Leia mais »