Cientistas querem 1/3 dos oceanos protegidos até 2030

Cientistas da Universidade de York propuseram um mapeamento de 1/3 dos oceanos protegidos até 2030.

É preciso salvaguardar a vida selvagem. E mitigar os impactos da mudança climática. A pesquisa explora o que significaria proteger completamente 30%, e 50% dos oceanos. Essas metas foram  discutidas nas negociações na ONU para um Tratado Global dos Oceanos para protegê-los fora das fronteiras nacionais, o chamado alto- mar, cobrindo 230 milhões de quilômetros quadrados.

O estudo sobre oceanos protegidos

Em um dos maiores estudos do gênero, pesquisadores ‘recortaram’ os oceanos globais em 25.000 quadrados de 100×100 km. Eles mapearam a distribuição de 458 diferentes características de conservação. Elas incluem vida selvagem, habitats e principais características oceanográficas. Foram gerados centenas de cenários para que a rede de santuários oceânicos, livre de atividades humanas, pudesse aparecer. A equipe incluiu pesquisadores da Universidade de York, de Oxford e do Greenpeace, mostrou que as metas podem ser alcançadas empregando uma rede de reservas marinhas em alto mar.

Santuários mundo afora

No Brasil, ambientalistas defendem pelo menos dois santuários, um para baleias, na Atlântico Sul, outro para tubarões, em Fernando de Noronha.
Para o professor Callum Roberts, biólogo de conservação marinha, “Perdas extraordinárias de aves marinhas, tartarugas, tubarões e mamíferos revelam um sistema de governança furado que os governos das Nações Unidas precisam urgentemente rearranjar”.

Os alertas sobre os Oceanos

Os cientistas alertam que os oceanos estão em risco devido a pesca, a ameaça emergente da mineração do leito do mar profundo, as mudanças climáticas que aquecem os mares e outras poluições, como o lixo plástico.
Para Louisa Casson, ativista do Greenpeace, “Nos próximos 18 meses, os governos em todo o mundo têm uma oportunidade única de estabelecer uma estrutura global para proteger os oceanos. Trabalhando juntos, eles podem facilitar a proteção de 30% dos oceanos  até 2030, por meio de uma rede de santuários.”

Reação ao estudo

O mundo corre contra o tempo para criar as áreas marinhas onde estão os últimos berçários. A sugestão foi bem recebida no Reino Unido. O ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, declarou, “O Reino Unido já está em curso para proteger mais da metade de suas águas. Eu me uno ao Greenpeace para pedir que outros países trabalhem juntos em prol de um tratado que proteja pelo menos 30% dos oceanos do mundo.”

Fonte: Mar sem fim

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »