Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância
  • Resíduos sólidos avançam pouco em 2 anos de lei
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Delegação brasileira pede apoio a emergentes para conter desmatamento

  • Meio Ambiente
  • novembro 16, 2016

A delegação brasileira que participa da COP 22, em Marrakech, no Marrocos, defendeu maior apoio financeiro aos países emergentes para reduzir o desmatamento e a proteger as florestas. O objetivo é deter a emissão de gases de efeito estufa. A participação brasileira na 22ª Conferência Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas, que começou na segunda-feira (7), conta com senadores, deputados, ministros e representantes do Itamaraty. Eles acompanham a discussão de temas como energias renováveis, biocombustíveis, educação ambiental nas escolas e pagamentos por preservação ambiental. A COP 22 vai até a próxima sexta (18).

O relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), destacou a liderança brasileira e defendeu, com os demais senadores, o debate em torno das regras do chamado Redd+. Trata-se da sigla para “Redução de emissões decorrentes do desmatamento e da degradação de florestas” e é o mecanismo de pagamento a países por resultados de conservação da vegetação nativa.

Carvão
Para a delegação que representa o Senado — que inclui, além de Fernando Bezerra, Jorge Viana (PT-AC), Lídice da Mata (PSB-BA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) —, o Brasil só tem a ganhar com essa negociação. Por isso, eles subscreveram a carta elaborada pela Fundação Amazônia Sustentável em parceria com a Coalizão Brasil Clima e Florestas. O texto pede a retomada da discussão, explicou Fernando Bezerra.

– É preciso começar imediatamente a enfrentar discussões que hoje estão colocadas no Brasil. Nós vamos ou não vamos trabalhar com as usinas de carvão, vamos ou não vamos usar o carvão mineral que está localizado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul? Isso é uma decisão que implica mudanças profundas na infraestrutura e na indústria brasileira. É importante, então, saber que as contribuições que o Brasil pactuou em Paris têm desdobramentos importantes na sua matriz energética, mas também na sua economia — afirmou.

Amazônia
O senador Jorge Viana (PT-AC) avalia ser importante fortalecer o debate em torno do Redd+ como uma forma de financiamento para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Ele afirmou que a redução de quase 80% do desmatamento dá ao Brasil mais credibilidade nas discussões sobre a questão climática. Lembra, porém, que a derrubada de florestas ainda está relacionada à atividade econômica e social para uma boa parcela da população, especialmente na Amazônia.

— As florestas não podem ficar só no aspecto de redução do desmatamento, elas têm que ser vistas como ativo econômico em todos seus aspectos. E é isso que essa nova discussão pode abrir — disse.

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, concordou que são necessárias alternativas econômicas para garantir o “equilíbrio ambiental”, mas afirmou que o governo brasileiro não anunciará sua posição sobre o tema antes de concluídas as discussões. Sarney Filho garantiu, no entanto, a retomada dos debates.

— O Redd+ é muito bem-vindo como uma das opções que nós temos para manter a floresta em pé, para manter os ecossistemas ao mesmo tempo que melhorem as condições de vida das pessoas que moram naquela região — disse Sarney Filho.

A COP 22 segue até a próxima sexta-feira em Marrakech. Além de Jorge Viana e Fernando Bezerra, participam das discussões as senadoras Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e Lídice da Mata (PSB-BA).

Fonte: Agência Senado

AnteriorAnteriorDistrito Federal vive pior crise hídrica em 30 anos e vai adotar racionamento
PróximoAplicativo permite monitorar a situação da água no DFPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância

12 min de leitura

Como a água consumida e o esgoto não tratado comprometem a cidadania de crianças brasileiras e trazem prejuízos à sua saúde.

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
DENORA
Superbac
Conaut
logo-bioproj
aquamec
Penetron
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
logo-netzsch
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.