saneamento basico

Fapespa e parceiros lançam Boletim de Saneamento e Moradia e Anuário de Assistência Social

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) lançou, nesta quinta-feira, 23, o Anuário de Assistência Social do Pará e o Boletim de Moradia e Saneamento Básico do Pará. As publicações inéditas foram apresentadas durante a 9° Reunião do Grupo Interinstitucional de Estudo e Análise Conjuntural (Geac), que reuniu autoridades e representantes de instituições públicas e associações.

O Anuário de Assistência Social no Estado do Pará é resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Já o Boletim de Moradia e Saneamento Básico do Estado do Pará foi produzido com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

De acordo com o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, a reunião do Geac é uma oportunidade de fomentar o debate sobre temas fundamentais e estratégicos para o estado. “Para nós, é muito positivo ver a importância e a amplitude desses estudos para o estado do Pará, pois o objetivo é provocar reflexões, mostrar a necessidade de produzir mais, aprimorar as pesquisas, a fim de subsidiar efetivamente o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas no estado”, disse Costa.

Para a secretária Extraordinária de Integração de Políticas Públicas (Seips), Isabela Jatene, o Anuário de Assistência é um rico estudo que pode ser pauta para discussões ainda mais amplas e gerar novas contribuições de entidades da área social. “É um estudo que nos instiga a pensar a produção de uma publicação da área social do estado do Pará, porque nos traz informações e reflexões sobre conceitos de políticas afirmativas, políticas de assistência, política indigenista, políticas compensatórias, a questão quilombola, enfim, eu consigo ver o escopo de um livro que envolva a integração das políticas sociais”, sugeriu.

A presidente da Cohab, Lucilene Bastos, esclarece que no âmbito da moradia, o Estado tem desenvolvido políticas com base no coletivo. “Dentre as iniciativas temos o programa Cheque Moradia, por meio do qual atendemos 100% das demandas que vêm de pessoas cadastradas nos projetos do Propaz, da Fasepa, da Seaster, por exemplo, daí a relevância de ações integradas dos órgãos de governo, como as que vêm sendo feitas a partir de programas e projetos também na área habitação, apontados no Boletim“, destacou a presidente da Cohab.

Por Helen Barata

Últimas Notícias: