saneamento basico

Municípios de Pernambuco terão Plano Municipal de Saneamento Básico

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) divulgou a lista das 42 prefeituras do território da bacia que foram escolhidas para receber o Plano Municipal de Saneamento Básico. Nos próximos meses o documento será elaborado com recursos originários da cobrança pelo uso da água da ordem global de R$ 8 milhões. Será priorizada não apenas a melhora na qualidade de vida da população, mas também a preservação dos recursos hídricos através de ações que evitem o lançamento de esgotos e outros afluentes nas águas.

As prefeituras selecionadas nesta nova fase do projeto também serão contempladas com a elaboração dos respectivos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, destinados à limpeza urbana e ao manejo sustentável de resíduos sólidos. Os planos de saneamento e de resíduos sólidos se tornaram requisitos para que os municípios tenham acesso aos recursos da União.

Os 42 municípios selecionados estão distribuídos pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Tacaratu, Floresta e Lagoa Grande são os municípios pernambucanos contemplados pela iniciativa. Todos seguiram oito critérios previamente definidos pela diretoria colegiada do Comitê do São Francisco. A previsão é que os serviços tenham início ainda neste ano, após processo licitatório para escolha da empresa executora.

Fonte: MN1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »