Skip to content
quarta-feira, agosto 10, 2022
Últimas Notícias:
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
  • Reciclagem poderá gerar desconto no IR
  • Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica
  • BNDES e BID visam acordo para estudos de concessão de saneamento com foco em favelas e áreas rurais
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Governo lança projetos de proteção ambiental na Paraíba

  • Meio Ambiente
  • novembro 24, 2016

Para ampliar a produção científica e a elaboração de políticas públicas para a proteção ambiental, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram dois projetos de conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção no estado.

Os projetos fazem parte do Programa Extremo Oriental das Américas (Peoa) e ainda preveem o mapeamento de cem mil hectares do fundo oceânico, que ajudarão também no monitoramento das áreas protegidas no litoral paraibano.

Segundo Orione Álvares da Silva, analista ambiental do ICMBio e um dos coordenadores do programa, “o Peoa está orientado para a geração de conhecimento científico diretamente aplicado à conservação da natureza, em que são observados os marcos legais já existentes, como as Metas de Aichi e o decreto do governo da Paraíba que prevê a ampliação de áreas marinhas protegidas”.

Já o professor Bráulio Santos, do departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB, também coordenador do Peoa, acredita que “sem conhecimento técnico-científico sólido e atualizado, é pouco provável que nossas ações de conservação da natureza sejam efetivas e cumpram sua função socioeconômica”.

Tubarão-lixa
O projeto de Conservação do Tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), na costa da Paraíba, que tem como responsável técnico o professor da UFPB Ricardo Rosa, está realizando o monitoramento da espécie ameaçada de extinção em três naufrágios e três recifes naturais.

Todos os tubarões-lixa encontrados são identificados individualmente por meio de suas marcas naturais, mediante fotografias subaquáticas, o que permitirá saber por onde eles se deslocam, seus locais de descanso e alimentação, sexo e número de indivíduos da espécie.

Com base nos resultados, serão elaboradas recomendações de conservação do tubarão-lixa, com base nas diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos (PAN Tubarões), coordenado pelo ICMBio.

Outro aspecto importante do projeto é a participação de pescadores artesanais e praticantes do mergulho recreativo no processo de construção do conhecimento, incluindo-os em um programa de “cidadão cientista”, que objetiva a popularização da ciência.

Fundo oceânico
O Projeto Caracterização de Ecossistemas Recifais Mesofóticos está mapeando os ecossistemas recifais de até 90 metros de profundidade, pouco conhecidos pela ciência, utilizando, para isso, equipamentos (sonares) de última geração, capazes de gerar imagens 3D com qualidade e realismo.

A área mapeada pelo projeto poderá superar 100 mil hectares e será útil para subsidiar a criação de unidades de conservação (UC) na costa da Paraíba.

Além disso, a fauna marinha está sendo registrada por um veículo operado remotamente (ROV), capaz de gerar imagens ao vivo e em alta resolução dos seres vivos e do fundo do mar em profundidades de até 100 metros. Com isso, os pesquisadores esperam mapear em dois anos todas as formações recifais que estão na faixa litorânea entre Cabedelo e João Pessoa.

Fonte: Portal Brasil

AnteriorAnteriorCronograma de renovação da outorga do Cantareira foi alterado
PróximoObras devem dobrar esgotamento sanitário em Maceió/ALPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Pesquisa usa o lodo para retirar bactérias e antibióticos do esgoto

1 min de leitura

O trabalho foi premiado em um congresso internacional realizado em Turim, na Itália agora em julho.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
bf-dias
Penetron
aquamec
clean environment brasil
DENORA
Conaut
logo-bioproj
logo-netzsch
Superbac
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.