Justiça determina que Samarco contenha vazamento de lama em MG

MP alega que, só em 2016, 5 milhões de m³ desceram para o Rio Doce. Empresa está impedida de operar até que a situação seja controlada.

O juiz Luis Fernando De Oliveira Benfatti, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, determinou nesta quarta-feira (6) que a Mineradora Samarco contenha a lama que está vazando desde o dia 5 de novembro de 2015 quando a barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, se rompeu. Nesta terça-feira (5) a tragédia completou cinco meses. A contenção deve ser feita no prazo máximo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão.

A decisão atende ao pedido feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta segunda-feira (4). A promotoria alega que a perícia identificou que, só em 2016, cinco milhões de m³ de rejeitos desceram para a Bacia do Rio Doce. A mineradora projetou quatro diques após o desastre ambiental com o objetivo de conter o vazamento.

Segundo a ação, “os ‘diques’ foram construídos de forma precária, sem observância das normas técnicas pertinentes, não possuindo a capacidade de retenção e filtragem necessárias”.

“A Samarco ainda não conseguiu efetivar ainda o controle necessário das estruturas de modo a evitar que se continue a lançar a lama nos rios até a Bacia do Rio Doce”, disse o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

De acordo com a decisão judicial, a Samarco deve implantar no prazo de 80 dias um dique provisório de segurança. A mineradora também deve apresentar em dez dias, assim como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), um projeto técnico com “medidas emergenciais adicionais para conter totalmente o vazamento da lama residual das barragens do complexo de Germano”. Relatórios devem ser apresentados sobre a implantação deste projeto.

A Samarco também está “impedida de operar qualquer empreendimento no Complexo Minerário de Germano, até que seja demonstrada a completa estabilização dos impactos ambientais, por meio da contenção da lama remanescente”. As operações foram embargadas pela Semad logo após o acidente. Mas o presidente da empresa, Roberto Carvalho, disse nesta terça que há a expectativa de que a Samarco volte à ativa ainda este ano.

Ele disse ainda que a Samarco não está “descarregando lama nos rios”. “Os cursos de água que têm ali dentro do vale, eles continuam correndo. Não é água do processo da Samarco, são córregos – córrego de Mirandinha, córrego de Santarém – que precisam ser adequadamente tratados para evitar de carrear sólido. Rejeito, a gente não está, a Samarco não descarta mais rejeito”, pontuou. Sobre a decisão da Justiça, a mineradora informou que ainda não foi notificada.

O DNPM também foi procurado pelo G1,mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A Semad confirmou em nota que os diques construídos para conter o vazamento “não estão apresentando a eficácia necessária”.

O órgão esteve no Complexo de Germano no dia 31 de março para fiscalizar as estruturas.
Ainda segundo a nota, a “Samarco já iniciou a abertura de um acesso para a recuperação do talude da Fundão, que deverá reter a lama remanescente de vez”.

Uma equipe da Subsecretaria de Fiscalização e Regularização Ambiental da Semad está no local desse segunda-feira (4) para “acompanhar as providências a serem tomadas para que o problema seja resolvido de forma emergencial e definitivo”. Sobre a decisão judicial, o órgão informou que ainda não foi comunicado oficialmente.

Desastre
A barragem de Fundão, pertencente à Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues e deixando centenas de desabrigados.

A lama gerada pelo rompimento atravessou o Rio Doce e chegou ao mar do Espírito Santo. No percurso do rio, cidades tiveram de cortar o abastecimento de água para a população em razão dos rejeitos

Dezenove pessoas morreram. O último corpo a ser encontrado foi o de Ailton Martins dos Santos, de 55 anos. Ele foi localizado no dia 9 de março. O corpo de Edmirson José Pessoa, de 48, funcionário da Samarco, ainda está desaparecido.

Fonte: G1
Foto: TV Globo

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »