Skip to content
quarta-feira, junho 29, 2022
Últimas Notícias:
  • STF nega andamento de recurso da Cagepa contra concessão de água em Santa Rita
  • Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância
  • Resíduos sólidos avançam pouco em 2 anos de lei
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
esgoto

Concessionária bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto de Mauá/SP

  • Meio Ambiente, Resíduos Sólidos
  • setembro 7, 2020

Neste ano, mais de 46 quilômetros de tubulações já foram limpas na cidade, maior volume no período desde o início da concessão

No mês de agosto deste ano, 17,31 quilômetros de redes de esgoto passaram por limpeza preventiva em Mauá. O trabalho foi realizado pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade e, desde o início da concessão, essa foi a maior quantidade de tubulações limpas preventivamente em um único mês.

O trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto no município ocorre de periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes) e identificar situações como o acúmulo de óleos e gordura, que dificulta a passagem dos esgotos domiciliares e, muitas vezes, causa entupimentos e extravasamentos na rede.

Em 2019, foram realizadas manutenções preventivas em 26 quilômetros de redes. Em 2020, somente de janeiro a agosto, a concessionária já realizou a limpeza em 46 quilômetros de redes.


LEIA TAMBÉM: MAIS DE 995 TONELADAS DE LIXO SÃO RETIRADAS DE REDE DE ESGOTO NO RECIFE/PE


Problemas nas Tubulações

O trabalho foi intensificado neste ano, devido ao aumento das pessoas em casa, consequência do período de isolamento social. Entre os meses de janeiro e agosto, a concessionária identificou um crescimento no número de atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 2.500 solicitações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade.

“Ao comparar o volume total limpo em 2019 com o que passou por limpeza até agosto deste ano, já tivemos um aumento de 56% na quantidade de redes limpas. Isso é reflexo dos nossos investimentos que permitem a intensificação desse trabalho”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental em Mauá.

Além de identificar possíveis problemas nas tubulações e evitar ocorrências operacionais mais graves, a limpeza e manutenção preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. “Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano”, complementa o gerente.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem) os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, o caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão”, complementa Bruno.

Lixo na rede de esgoto 

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais. Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e na estação de tratamento de esgoto (ETE) da cidade.

Com relação à tubulação da água da chuva, esta deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– via call-center (0800-771-0001);

– site www.brkambiental.com.br;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Fonte: ABC do ABC.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SANESUL SE PREPARA PARA CONSOLIDAR A PRIMEIRA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

AnteriorAnteriorUm ano depois, manchas de óleo ainda representam risco aos ecossistemas marinhos e à saúde
PróximoAmazônia – Como o desmatamento da maior floresta tropical do mundo interfere na saúde da população?Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância

12 min de leitura

Como a água consumida e o esgoto não tratado comprometem a cidadania de crianças brasileiras e trazem prejuízos à sua saúde.

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Penetron
DENORA
suez
logo-netzsch
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
Superbac
Conaut
bf-dias
aquamec
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.