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Concessionária bate recorde de limpeza preventiva das redes de esgoto de Mauá/SP

Neste ano, mais de 46 quilômetros de tubulações já foram limpas na cidade, maior volume no período desde o início da concessão

No mês de agosto deste ano, 17,31 quilômetros de redes de esgoto passaram por limpeza preventiva em Mauá. O trabalho foi realizado pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto da cidade e, desde o início da concessão, essa foi a maior quantidade de tubulações limpas preventivamente em um único mês.

O trabalho de manutenção preventiva das redes de esgoto no município ocorre de periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes) e identificar situações como o acúmulo de óleos e gordura, que dificulta a passagem dos esgotos domiciliares e, muitas vezes, causa entupimentos e extravasamentos na rede.

Em 2019, foram realizadas manutenções preventivas em 26 quilômetros de redes. Em 2020, somente de janeiro a agosto, a concessionária já realizou a limpeza em 46 quilômetros de redes.


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Problemas nas Tubulações

O trabalho foi intensificado neste ano, devido ao aumento das pessoas em casa, consequência do período de isolamento social. Entre os meses de janeiro e agosto, a concessionária identificou um crescimento no número de atendimentos a ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 2.500 solicitações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade.

“Ao comparar o volume total limpo em 2019 com o que passou por limpeza até agosto deste ano, já tivemos um aumento de 56% na quantidade de redes limpas. Isso é reflexo dos nossos investimentos que permitem a intensificação desse trabalho”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK Ambiental em Mauá.

Além de identificar possíveis problemas nas tubulações e evitar ocorrências operacionais mais graves, a limpeza e manutenção preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais“Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano”, complementa o gerente.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem) os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, o caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão”, complementa Bruno.

Lixo na rede de esgoto 

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais. Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e na estação de tratamento de esgoto (ETE) da cidade.

Com relação à tubulação da água da chuva, esta deve ser direcionada diretamente às galerias de águas pluviais, e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– via call-center (0800-771-0001);

– site www.brkambiental.com.br;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Fonte: ABC do ABC.


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