saneamento basico

No Piauí, o tratamento de esgoto chega a apenas 9% das residências

Uma das maiores causas de doenças e poluição em rios e mares é o saneamento básico. Os números no Brasil, no entanto, são alarmantes: no Nordeste, por exemplo, apenas 29% dos esgotos são tratados, levando à contaminação diversos rios.No Piauí, a situação é uma das mais sérias: a rede de água chega a 67,86%, enquanto que a coleta de esgoto alcança 7,93% e o tratamento de esgoto a meros 9,56% da população.

Os números, apresentados por estudos do Instituto Trata Brasil, mostram os números em outras regiões, que são igualmente graves:

Norte: Apenas 14,36% do esgoto é tratado, e o índice de atendimento total é de 7,88%. A pior situação entre todas as regiões.
Nordeste: Apenas 28,8% do esgoto é tratado.
Sudeste: 43,9% do esgoto é tratado. O índice de atendimento total de esgoto é de 78,33%.
Sul: 43,9% do esgoto é tratado.
Centro-Oeste: 46,37% do esgoto é tratado. A região com melhor desempenho, porém a média de esgoto tratado não atinge nem a metade da população.

No Brasil inteiro, 4 Milhões de habitantes ainda não têm acesso a banheiro. 48,6% da população têm acesso à coleta de esgoto. Mais de 100 Milhões de brasileiros não tem acesso a este serviço.

O custo para universalizar o acesso aos 4 serviços do saneamento (água, esgotos, resíduos e drenagem) é de R$ 508 bilhões, no período de 2014 a 2033.

Fonte: 180graus

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »