saneamento basico

Planos de saneamento básico e resíduos sólidos são pauta de encontro entre Membros do MP gaúcho e Ministros

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles; e o Secretário-Geral do Ministério Público, Alexandre Saltz; estiveram reunidos nesta quarta-feira, 30, em Brasília, com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini; e o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams.

A pauta do encontro foi a elaboração dos planos de saneamento básico e resíduos sólidos. Foi apresentado, pelos integrantes do MP gaúcho, o Projeto RESsanear, que busca estimular os municípios a elaborar os Planos Integrados de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. A Lei n.º 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê, em seu artigo 54, que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos nos aterros controlados e lixões deverá ser implantada até o próximo dia 2 de agosto.

Durante a audiência, os Ministros manifestaram preocupação com o fato de que muitos municípios não poderão se adequar ao que estabelece o artigo 54 da Lei por motivos diversos. Na reunião, ficou definido que eles virão ao Rio Grande do Sul em 22 de agosto, quando ocorre a Reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG). O objetivo é construir com os Procuradores-Gerais de Justiça um cronograma de implantação dos planos de saneamento básico e resíduos sólidos, tendo como base o Projeto RESsanear. “O que ficou acertado é que se buscará traçar uma estratégia nacional de enfrentamento do problema”, esclarece o Subprocurados Institucional, Marcelo Dornelles.

Ouça aqui  a Rádio MP.

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »