Skip to content
terça-feira, maio 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Alto Tietê tem segunda queda consecutiva

  • Meio Ambiente
  • abril 4, 2016

O volume armazenado na represas do Alto Tietê teve a segunda queda consecutiva neste domingo (3) e chegou a 43%, segundo os dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No sábado, o índice estava em 43%. O volume acumulado de chuvas está em 0,2 mm em abril. A pluviometria deste domingo ficou em 0,1 mm.

Março terminou com pluviometria de 186,1 mm, índice 7,95% maior do que a média histórica para o mês, que é de 172,4 mm. A chuva do primeiro trimestre de 2016 foi 11,7% menor do que no mesmo período de 2015, de acordo com os dados da Sabesp.

No dia 3 de abril de 2015, o volume armazenado estava em 22,5% e a pluviometria acumulada era de 0,1 mm.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou no dia 7 de março que a “questão da água está resolvida” , referindo-se ao término da crise hídrica no estado de São Paulo. No entanto, em muitos bairros de São Paulo, a água não chega até as casas.

Chuva em 2016
Em fevereiro, o volume de chuva foi 14,2% maior do que a média histórica de 194,4 mm.

Em janeiro de 2016 a chuva nas represas ficou 17,13% abaixo da média histórica.

Chuva em 2015
Ao longo de 2015 o volume de chuvas armazenado nas represas que integram o Sistema Alto Tietê superou a média histórica para o ano em 13%. Choveu 1.619,6 milímetros, enquanto que a estimativa era que chovesse 1.432,3 milímetros. Dezembro terminou com 26,4% mais chuva do que a média histórica. Neste mês choveu 243,8 mm e o esperado era de 192,8 mm.

Novembro terminou com chuva 64% superior à média histórica . O mês de outubro acabou sem que as chuvas atingissem a média história . Ao longo do mês choveu 94,5 mm, 82,2% da média histórica de 115 milímetros.

Em setembro choveu o dobro do esperado para o mês no Alto Tietê . Segundo a Sabesp, a pluviometria acumulada foi de 170,2 mm, 108% superior à média histórica. Após 40 dias em queda, o índice dos reservatórios voltou a subir no dia 8. A média histórica foi superada no dia 9 de setembro, quando, em apenas um dia, choveu 57,3 mm. Esta foi a maior chuva do ano.

As chuvas de agosto foram 49% menores do que o esperado. A pluviometria acumulada ficou em 18,6 mm, quando a média histórica é de 36,7 mm .

Julho chegou ao fim com uma pluviometria 16,6% maior do que a média histórica para o mês, segundo os dados da Sabesp . A pluviometria foi de 57,4 mm e a média histórica para o mês era de 49,2 mm.

Em junho choveu menos do que a média histórica. A pluviometria acumulada no mês foi 31,1% menor do que a média histórica, que é de 55,5 mm .

Já entre fevereiro e maio choveu mais do que a média histórica . Antes de junho, o índice foi inferior à média apenas em janeiro, quando a pluviometria foi 58,7% menor do que a média histórica .

O sistema
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) , a população atendida pelo sistema saltou de 3,8 milhões de pessoas para 5 milhões em dezembro de 2013. Um ano depois de começar a ser usado como reforço do Cantareira, em dezembro de 2014, o sistema chegou a operar com apenas 4,2% da capacidade.

Em março de 2016, a Sabesp informou que por causa da melhora no volume dos sistemas que abastecem a região metropolitana, a população atendida pelo Sistema Alto Tietê teve uma redução de 18%: de 5 milhões para 4,1 milhões.

Fonte: JF
Foto: Douglas Campos/TV Diário

AnteriorAnteriorRaimundo Lira objetiva ampliar saneamento básico no País
PróximoPor que devemos investir em PPPs?Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

Conaut
Penetron
paques-logo-home.jpg
Superbac
bf-dias
clean environment brasil
logo-netzsch
logo-bioproj
suez
DENORA
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.