saneamento basico

São Bernardo é premiada em Melhores Práticas de Sustentabilidade

A Prefeitura de São Bernardo foi premiada em duas categorias na sexta edição do Prêmio A3P Melhores Práticas de Sustentabilidade, do Ministério do Meio Ambiente. O prêmio tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas de responsabilidade socioambiental implantadas por administrações públicas.

Os dois prêmios que a Prefeitura recebeu foram nas categorias Gestão de Resíduos – por conta do programa de coleta seletiva em prédios públicos; e Uso/Manejo Sustentável de Recursos Naturais, graças às ações da Agenda Municipal de Sustentabilidade, implementada em 2013.

O secretário de Gestão Ambiental da cidade, João Ricardo Guimarães Caetano, destacou que o prêmio é um reconhecimento às políticas de sustentabilidade implantadas durante a segunda gestão do prefeito Luiz Marinho. “Nos últimos anos colocamos em prática um novo conceito de políticas de sustentabilidade. Geralmente, as administrações públicas dão ênfase às ações de educação ambiental. Nós trilhamos um caminho pioneiro para que a Prefeitura dê o exemplo”, destacou.

Implantado em 2014, o programa de coleta seletiva interna está presente em 33 prédios públicos de São Bernardo, justamente os maiores geradores de resíduos. O objetivo é sensibilizar e informar servidores sobre a importância de fazer a separação do lixo. “A coleta seletiva está presente na cidade toda e a Administração pública precisa dar o exemplo e fazer a lição de casa”, destacou o secretário.

A coleta seletiva também é realizada nas escolas municipais, sendo que 260 professores passaram por formação e 5.768 crianças participaram de atividades que envolviam a conscientização sobre o tema. Em 2015, foi implantado, ainda, o programa de visitas monitoradas à central de triagem de materiais recicláveis, ação que tem como público-alvo moradores e alunos da cidade.

Ainda como parte da coleta seletiva, foi criado o programa Papa Óleo: coleta e destinação adequada de óleo de cozinha usado. Foram implantados mais de 132 pontos de coleta na cidade. O óleo de cozinha é encaminhado para fabricação de biodiesel e sabão. Já foram recolhidos 220 mil litros de óleo.

AGENDA – O outro prêmio que São Bernardo recebeu se deve às ações da Agenda Municipal de Sustentabilidade. O programa, que é permanente, tem como objetivo inserir critérios socioambientais nas rotinas de trabalho dos servidores; na aquisição de bens e materiais e na contratação de prestadores de serviços; combater desperdício; valorizar o reaproveitamento de materiais e reduzir gastos públicos com a promoção do uso racional dos recursos naturais.

Nesse sentido, uma das ações é o Programa de Consumo Racional, Reaproveitamento e Reuso de Água, que prevê, entre outras medidas, a instalação de equipamentos hidráulicos economizadores em instalações sanitárias e copas dos prédios públicos (normatizado por decreto), o uso de água de reuso para lavagem de ruas, o controle do consumo de água e a detecção de vazamentos.

Ao lado disso, foram adotados critérios socioambientais nas compras públicas – como de madeira, papel reciclado, equipamentos eletroeletrônicos, canecas, filtros purificadores de água, equipamentos hidráulicos, entre outros – e na contratação de serviços.

Houve, ainda, a substituição de copos plásticos por canecas reutilizáveis (mais de nove mil canecas distribuídas); realização do 1º Prêmio de Sustentabilidade Ambiental de São Bernardo, voltado a empresas de grande, médio e pequeno porte e ao terceiro setor; e campanhas permanentes de sensibilização, informação e treinamento para os servidores por meio de cursos, palestras, workshops, intervenções teatrais, materiais publicitários, publicações, informativos, mídia digital, entre outras ações.

Foto: Nilson Sandre
Fonte: PMSBC

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »