saneamento basico

UFSJ/MG implementa plano para gestão ambientalmente correta de resíduos sólidos

A Universidade Federal de São João del Rei implementou o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR). 

A medida, que segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem o objetivo de promover a gestão de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta.

De acordo com a UFSJ, o gerenciamento abrange da geração ao destino final, passando pelas etapas de implementação e operação; verificação e ações corretivas; análise crítica da administração.

Na instituição os serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final são prestados pela empresa Oxigás Resíduos Especiais.

Até o momento, foram coletados aproximadamente 200 quilos de resíduos, que passaram por tratamento e destinação ambiental adequados, conferindo à Universidade o Certificado de Destinação Final (CDF).


LEIA TAMBÉM: PROJETO DE RECICLAGEM DESENVOLVIDO NA UEFS INTEGRA PNRS


Política Nacional de Resíduos Sólidos

No PNRS o gerenciamento de resíduos engloba uma série de atividades, realizadas de forma direta ou indireta, no processo de inventário, coleta, transporte, tratamento, destinação e destinação final adequada ao meio ambiente.

A gestão de resíduos deve também considerar como prioridades: não geração; redução; reutilização e reciclagem.

Fonte: Noveen.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: GOVERNO ENCAMINHA PROJETO DE LEI QUE VISA AMPLIAR A COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO EM RONDÔNIA AO LEGISLATIVO

Últimas Notícias:
Como o diagnóstico operacional pode revelar oportunidades de redução de custos EOS Systems

Como o diagnóstico operacional pode revelar oportunidades de redução de custos | EOS Systems

O setor de saneamento básico vive um momento de profunda transformação estrutural no Brasil. Com a consolidação das metas de universalização, o aumento do rigor das agências reguladoras e a maior cobrança da sociedade por eficiência, as concessionárias (públicas e privadas) enfrentam uma equação complexa: aumentar os investimentos em infraestrutura sem repassar ineficiências operacionais para as tarifas públicas.

Leia mais »