saneamento basico

Veja a megapropagação do tsunami do Chile no oceano

São Paulo – Na esteira do grande terremoto que abalou a região norte do Chile, matando seis pessoas, na noite de terça-feira, países como Peru, Honduras, Equador, Indonésia, e até o Japão, lançaram alertas de tsunami. Mas, afinal, o quão longe chegou o tsunami chileno?

Para responder a essa pergunta, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico recorreu a um modelo que simula os efeitos oceânicos de um grande terremoto.

Pelos cálculos dos pesquisadores, o tsunami viajou longas distâncias através do Pacífico e chegou ao México, Havaí, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Austrália.

Segundo a agência meteorológica japonesa, um leve maremoto de até 1 metro de altura atingiu regiões costeiras do país às 12h22 locais (0h22 de Brasília) desta quinta-feira, mas sem causar danos.

A simulação fez uma projeção da propagação do fenômeno para as próximas 30 horas a partir do momento em que o tsunami foi registrado.

Fonte: Exame
Veja mais: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/veja-a-propagacao-monstruosa-do-tsunami-no-chile

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »