saneamento basico
biogas-mg

Minas Gerais tem potencial para expandir a produção de biogás

Imagem Ilustrativa

Quanto mais ampliada e diversificada for a matriz energética em Minas Gerais, em relação às fontes renováveis, maior a segurança do setor e mais próximo o Estado fica da meta de zerar emissões de carbono até 2050, firmada pelo governo ao se tornar signatário da campanha mundial Race to Zero. Uma medida que pode contribuir nesse sentido é o crescimento da produção de biogás, hoje pouco significativa no contexto da geração de energia no Estado, porém, com grande potencial.

Número de unidades instaladas no Estado deu um salto de 225 para 261 no período de apenas um ano

O biogás surge da decomposição da matéria orgânica. É produzido a partir do que descartamos. É versátil, podendo ser usado para gerar energia elétrica, mecânica e térmica, além de gás natural renovável (biometano) para ser utilizado em veículos e na indústria.

Por se tratar de um Estado bastante diversificado no agronegócio e na indústria e com uma modernização da política de saneamento em andamento, as fontes de biomassa provenientes dessas atividades para a geração de biogás são muitas, mas pouco exploradas. Mesmo assim, Minas Gerais é o Estado brasileiro com o maior número de unidades produtoras desse tipo de energético. São 261 plantas, que representam 32% das 800 plantas espalhadas pelo País.

Nesse contexto, o potencial de produção de biogás é tema do #JuntosPorMinas desta semana. O projeto do DIÁRIO DO COMÉRCIO aborda desafios e gargalos do Estado que podem ser transformados em oportunidades de crescimento econômico e inclusão.

Não produzir significa poluir e deixar de ter ganho financeiro

Obter energia a partir de matéria orgânica descartada e que seria responsável pela emissão na atmosfera de metano, um gás 28 vezes mais poluente que o CO2. Dessa forma, é possível ampliar a geração de energia renovável e proteger o meio ambiente duplamente. Esse é o fundamento da tecnologia de produção do biogás, relativamente antiga, difundida na Europa já na década de 90. No Brasil, disseminou-se mais no início dos anos 2000. Mas, ainda hoje, a produção de biogás é pouco significativa no cenário nacional.

Em Minas Gerais, não é diferente. Todas as fontes de energia provenientes da biomassa, e isso inclui o biogás e o biometano, respondem juntas por apenas 10% na matriz energética do Estado, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Considerando apenas dados de geração distribuída de energia elétrica em Minas Gerais, a potência instalada do biogás é de 18.152,45 KW, o que corresponde a apenas 0,97% da potência do Estado nesse segmento.

Fonte: DC.

Últimas Notícias:
Engeper Convenção Exclusiva

Engeper: Convenção Exclusiva 2024

A Convenção Exclusiva Engeper 2024, realizada em 21 de março em nossa fábrica de Eletrodiálise Reversa em Garça-SP, foi um evento memorável que reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor de gestão hídrica para um dia de imersão em soluções inovadoras e networking de alto nível.

Leia mais »