saneamento basico

Crise hídrica no Sudeste é discutida por Dilma e governadores de RJ e MG

A crise hídrica na Região Sudeste foi assunto de uma reunião da presidente Dilma Rousseff com os governadores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Com a chuva dos últimos dias, o nível do reservatório Serra Azul, que está em situação mais crítica, subiu muito pouco. Juntas, as três represas do Sistema Paraopeba, que abastece 31 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, caiu por causa do consumo.

No Rio de Janeiro, dois dos quatro reservatórios que abastecem o estado já operam com o volume morto: o Paraibuna e o Santa Branca, que atendem 75% da população total do estado.

Os governadores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram a Brasília apresentar à presidente a situação hídrica dos dois estados à presidente Dilma Rousseff. Por enquanto, há apenas pedidos pra que a população reduza o consumo. mas a cobrança de sobretaxa está sendo avaliada para os próximos meses, se a situação não melhorar.

“Não penso em sobretaxa agora em janeiro, em fevereiro, não penso nisso. Se não chover o suficiente nós vamos tomar outras medidas”, declara Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro.
O governador do Rio de Janeiro disse que recebeu, do governo federal, a promessa de ajuda para projetos de distribuição de água no estado.

Já em Belo Horizonte, Fernando Pimentel, disse que pediu ajuda ao governo federal para a implantação de um plano de contingência em Minas Gerais, estimado em R$ 800 milhões para obras emergenciais e a longo e médio prazos.

“Isso tem que ser obtido já nos próximos três meses, sob pena, de aí, sim, nós termos de adotar medidas mais drásticas, mais severas rodízio e no limite racionamento”, declara Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais.

FONTE: O GLOBO
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/01/crise-hidrica-no-sudeste-e-discutida-por-dilma-e-governadores-de-rj-e-mg.html

Últimas Notícias: