saneamento basico

GDF contrata consultoria para plano de saneamento por R$ 3,38 milhões

O governo do Distrito Federal assinou nesta segunda-feira (18) a contratação de uma consultoria que vai ajudar a elaborar o Plano Distrital de Saneamento Básico. O termo foi fechado com a empresa de engenharia consultiva Serenco por R$ 3,38 milhões, que terá sete meses para entregar o documento.

Segundo o GDF, o plano distrital deve ajudar o poder público a planejar “soluções de curto, médio e longo prazos para o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, os resíduos sólidos e a drenagem urbana”.

O documento está previsto em leis de 2007 e 2010, mas nunca chegou a ser elaborado. A concorrência para escolher a empresa foi lançada no ano passado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), que também é responsável pela elaboração do texto.

Durante os sete meses de contrato, a empresa e o GDF deverão promover audiências públicas e entregar outros estudos, que servirão como base para o Plano Distrital de Gestão Integrada de Recursos Sólidos.

O trabalho será coordenado pela pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, com membros da Caesb, do SLU, da Novacap, da Secretaria de Meio Ambiente e da Adasa. Não há prazo para que as regras do novo plano entrem em vigor.

Durante a assinatura do contrato, nesta segunda, Adasa e SLU também assinaram um “contrato de gestão e desempenho”. A partir de agora, a agência reguladora também ficará responsável por fiscalizar e regular as atividades do SLU. As funções da Adasa foram redefinidas por lei em 2008, mas a mudança ainda não tinha saído do papel.

Fonte: G1
Foto: Tony Winston/GDF

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »