saneamento basico

Inadimplência das prefeituras ainda é desafio para setor de resíduos no País

Segundo o presidente da Abetre, Carlos Fernandes, a pior consequência é, no entanto, o aumento no uso de lixões, altamente danosos à saúde pública, ao meio ambiente e à própria ordem econômica

Estimativas do setor de resíduos apontam que a inadimplência na limpeza pública municipal atingiu a cifra de R$ 11,6 bilhões no Brasil.

O levantamento, divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostra que, em 2017, a maioria dos novos prefeitos regularizou os pagamentos, mas não quitou dívidas passadas.

Segundo o presidente da Abetre, Carlos Fernandes, a inadimplência na área de limpeza pública tem deixado muitos municípios com o serviço de coleta e transporte de resíduos comprometido, feito de forma parcial e até mesmo interrompido, em alguns casos.

“Entretanto, a pior consequência é o aumento no uso de lixões, altamente danosos à saúde pública, ao meio ambiente e à própria ordem econômica”, diz.

Pelo levantamento, a pior situação está nas regiões do Sudeste e do Nordeste. O estado do Rio de Janeiro é apontado como um dos casos mais graves, com problemas em vários municípios.

Fonte: abetre

Últimas Notícias:
Ebook Fluoretação Água Brasil

E-book: Fluoretação da Água no Brasil

O que falta escrever sobre fluoretação de águas? Transcorridas quase oito décadas desde sua efetiva formulação/implementação como parte da agenda política internacional de saúde pública (CDC 2000), certamente muito já se escreveu sobre o tema.

Leia mais »