saneamento basico

Prefeitura promove audiência pública sobre Plano Municipal de Saneamento Básico

A Administração Municipal realizou no último sábado (25), na Escola Estadual Afonso Xavier Tranin, em Arapuá, uma audiência pública com a participação de moradores dos Distritos de Garcias e Arapuá referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O objetivo do encontro foi a coleta de dados sobre o abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta de lixo domiciliar nos dois Distritos, bem como ouvir as pessoas sobre a realidade dos serviços de saneamento básico nos dois locais.

Num primeiro momento a população participou de uma reunião base para apresentação do tema e da equipe técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Já na segunda parte da audiência, os moradores participaram de oficinas onde foram coletados dados que servirão de base para elaboração dos estudos e do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Segundo o engenheiro Frederico Valente, da Fapec, a elaboração do Plano, conta com um componente técnico a partir de levantamento da água, esgoto, drenagem e lixo e também do conhecimento de cada realidade, por meio, de oficinas participativas.

A partir dos estudos, a Prefeitura terá instrumentos para atualização de dados mensal e anual. O município que tiver essa organização terá mais facilidade em conseguir recursos para executar ações previstas no Plano”, explicou.

De acordo com o secretário executivo, Nivaldo Girotti, como resultado do estudo sairá o planejamento dos segmentos de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta de lixo domiciliar para os próximos 20 anos. “É um momento importante para ouvirmos as críticas e sugestões da população em relação ao ambiente em que vivem”, destacou Nivaldo, informando que outras duas audiências públicas estão previstas em Três Lagoas para os dias 4 e 5 de fevereiro.

Também participaram da audiência os engenheiros Frederico Freitas e Fausto Matto Grosso, servidores municipais e representantes do Legislativo Municipal.

Fonte: Jornal Dia Dia
Veja mais: http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=14527

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »