saneamento basico

Recursos para obras de saneamento integrado serão liberados nesta sexta

Representantes do governo do Acre ligados à Secretaria de Planejamento (Seplan) e do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) estão em Brasília nesta segunda-feira, 11, para tratar da liberação de recursos junto ao Banco Mundial, para avançar na execução das obras que integram o Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

Neste primeiro momento, as obras serão direcionadas para os quatro municípios de difícil acesso: Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. As obras para Santa Rosa do Purus estão previstas para se iniciar em agosto deste ano, após a instalação do canteiro de obras e o transporte dos insumos, máquinas e equipamentos.

A boa notícia foi a garantia do Banco Mundial da liberação da primeira parcela de recursos para esta sexta-feira, 15, que servirá para pagamento das medições das obras. Na ocasião, tratou-se também dos entendimentos em relação à questão técnica de engenharia dos projetos para execução das obras.
Proser

Nas ações do Proser, serão investidos R$ 245,5 milhões em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus, em ações de saneamento ambiental integrado direcionadas a distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem e outros.

“O programa vai ao encontro dos sonhos da população desses municípios, e é um desejo do governo ter essas cidades com sua parte de saneamento integrado totalmente resolvida, assim como a questão da pavimentação”, frisou Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.

Fonte: Agencia AC.gov
Foto: Cedida

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »