saneamento basico

Renan vai a Brasília pleitear investimento para obras hídricas

O governador Renan Filho irá a Brasília, nesta quarta-feira (3), conversar com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, acerca das obras hídricas prioritárias para Alagoas. O anúncio da viagem havia sido feito na semana passada, quando Renan Filho foi à cidade de Delmiro Gouveia buscar soluções para a falta de água na região, agravada no mês passado.

“Nós já resolvemos a situação de cinco cidades: Olho D’Água do Casado, Mata Grande, Canapi, Piau (um distrito grande em Piranhas). Faltava resolver Pariconha e Delmiro Gouveia. A nossa ida possibilitou a solução emergencial para os dois municípios”, revelou o governador.

Como medida, o bombeamento da Adutora do Complexo de Salgado foi retomado depois que a mancha sobre o rio São Francisco foi afastada da área. Mas Renan Filho visa o avanço de obras importantes para levar água, de forma permanente, ao Agreste e Sertão do Estado.

“A captação do Complexo do Salgado não é a solução definitiva. Nesta quarta-feira, eu estarei em Brasília, para conversar com o ministro Aloizio Mercadante sobre as obras hídricas de Alagoas, que são prioridade para o Estado e precisam ser prioridade também para o governo federal”, declarou o governador.

Renan Filho complementou: “Não podemos aceitar que a [obra da] Adutora do Alto Sertão não tenha uma velocidade necessária para levar água para as pessoas; o mesmo com a Adutora da Bacia Leiteira”.

A conclusão da Adutora do Alto Sertão requer o investimento de R$ 38 milhões. “A obra do Canal do Sertão, que é muito grande e bilionária, precisa contemplar a saída da água do Canal para as pessoas. E, essas obras de adutoras fazem justamente isso, fazem funcionar o Canal do Sertão. É isso que vou conversar com o ministro, fazer ver a importância dessas obras para Alagoas”, adiantou.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »