saneamento basico

Saneamento Básico de Juazeiro é discutido em audiência pública

Uma audiência pública para debater sobre a questão do saneamento básico de Juazeiro do Norte foi realizada na manhã desta quarta-feira no plenário da Câmara Municipal. Coube ao Superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente, Eraldo Oliveira, representar o prefeito Raimundo Macedo no encontro, lembrando que saneamento é a melhor política de saúde preventiva. Segundo disse, o município formou grupos de estudos que estão debruçados na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O Promotor de Justiça, Amsterdan de Lima Ximenes, coordenou a audiência chamando a atenção para a existência de uma Lei Federal que obriga ligações prediais à rede de esgotamento quando essa existe por se tratar de uma questão de saúde pública, ambiental, cidadania e bem estar da sociedade. Ele declarou que vem percorrendo diversas regiões do Ceará discutindo essa temática em conjunto com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos, CAGECE, prefeituras municipais e a COGERH (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos).

Como definiu, saneamento é abastecimento de água, captação das águas pluviais e resíduos sólidos, mas o eixo central das audiências públicas é o esgotamento sanitário que, conforme justificou, se constitui no problema maior. Hoje em Juazeiro, o representante do Ministério Público tratou da extensão da rede coletora de esgotos e foi incisivo na questão de que deve ser custeada por quem usa, pois representa saúde pondo fim às águas correndo a céu aberto e conseqüente contaminação do lençol freático.

Atualmente, Juazeiro do Norte conta com uma cobertura de esgotamento sanitário da ordem de 60% mas apenas 21 mil ligações prediais foram feitas por onde passa a rede faltando algo em torno de 16,5 mil ligações. Os números foram apresentados pelo Diretor de Negócios da CAGECE, Neury Freitas, que participou da audiência pública. Ele defendeu uma mobilização maior da sociedade para aumentar esse índice de cobertura de esgotos evitando lançar águas servidas nas ruas ou fossas.

Fonte: Som da Terra FM
Veja mais: http://somdaterrafm.com.br/2014/05/saneamento-basico-de-juazeiro-e-discutido-em-audiencia-publica/

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »