saneamento basico

Tarifa para quem não se ligar à rede de esgoto é aprovada no ES

Projeto de lei foi aprovado por deputados estaduais. Valor da tarifa ainda não foi calculado.

O projeto de lei que prevê a cobrança de uma taxa para moradores que não fizerem ligação à rede de esgoto foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24). Eles terão um prazo de 90 dias, a partir da vigência da lei, para se regularizar.

O valor da tarifa, que ainda não foi calculado, será baseado nos investimentos realizados na construção da rede e o volume de consumo de água de cada usuário.

Após estipulada, esta taxa será regulada em todo o Estado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), exceto em Cachoeiro, onde a atividade é realizada pela legislação municipal da Agência Municipal Regulação dos Serviços de Saneamento (Agersa).

“Por enquanto ainda não há um valor estabelecido. Vamos fazer os cálculos necessários para chegar a uma tarifa inicial, que não será definitiva. Após ser apresentada, ela poderá sofrer alterações”, declarou o diretor-presidente da Arsi, Julio Castiglioni.

O projeto foi aprovado pelos 20 deputados presentes na sessão com emenda do governo para que a possibilidade de cobrança seja aplicada apenas à etapa de disponibilização da infraestrutura, e não das demais, como coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »