saneamento basico

Vanessa Grazziotin lamenta posição de Manaus

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou o fato de Manaus ter ficado na 97ª posição no ranking de saneamento divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, incluindo os 100 maiores municípios brasileiros. A capital do Amazonas, observou a parlamentar, é o maior centro de produção de eletrônicos do Brasil, tem mais de 2 milhões de habitantes, todavia está entre as piores cidades no que diz respeito a esgotamento sanitário, superando apenas Macapá, Porto Velho e Ananindeua.

— Lamento ter que vir à tribuna para falar de um índice que nos envergonha. Além disso, reflete o descaso completo da prefeitura, que não se preocupa com tal questão nos últimos tempos — reclamou.

Vanessa lembrou ainda que Manaus não obteve nenhuma melhora na expansão de redes de esgotos em 2014, ano-base usado no levantamento do Trata Brasil. A parlamentar também criticou a empresa empresa Manaus Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade.

— A empresa não cumpre sua obrigação legal e em nenhum momento é incomodada pela prefeitura. Apenas 9,9% da população manauara tem coleta de esgoto e 16% ainda não conta com água potável. Chega de promessas, não acreditamos mais nessa empresa — afirmou.

Fonte: Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »