Sanepar Sistema Saneamento
A Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Sanepar definiram nesta semana uma nova etapa de investimentos para acompanhar o ritmo acelerado da urbanização da cidade, que aprova, em média, 20 novos loteamentos por ano.
O objetivo da articulação é antecipar os impactos dessa expansão com a ampliação do sistema de saneamento básico — tanto na coleta e tratamento de esgoto quanto no abastecimento de água tratada.
Durante reunião realizada na terça-feira (6). O prefeito General Silva e Luna recebeu os gerentes da Sanepar para a região Sudoeste e regional de Foz, Márcio Luis de Souza e Polyana Varlett, além de integrantes do secretariado municipal, para alinhar o cronograma de obras que permitirá à cidade alcançar a meta de universalização dos serviços — diretriz prevista no Marco Legal do Saneamento.
Na pauta, projetos estruturantes em curso e novos investimentos. A Sanepar anunciou um pacote de obras que prevê a execução de 150 mil metros de redes coletoras de esgoto. Instalação de seis estações elevatórias (unidades de bombeamento). E a ampliação da cobertura para aproximadamente 6 mil imóveis nas regiões leste, sul e no bairro Porto Belo.
Com essas intervenções, o índice de cobertura do serviço de coleta e tratamento de esgoto deverá passar dos atuais 83% para 90% nos próximos anos. Um dos pilares da iniciativa é a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde. Com a construção de um novo módulo, o que permitirá manter o índice de 100% de esgoto tratado entre o volume coletado. Índice raro entre os grandes centros urbanos brasileiros.
Sanepar Sistema Saneamento
No abastecimento de água, os investimentos miram a duplicação da capacidade de produção da Estação de Tratamento da Vila C. Adotará tecnologia de microareia e saltará dos atuais 750 para 1.500 litros por segundo. A Companhia também anunciou a perfuração de um poço no bairro Cidade Nova e a instalação de novos reservatórios na região da Vila A. Além do planejamento, em médio prazo, de uma nova captação no Lago de Itaipu.
“O crescimento de Foz exige que o planejamento urbano caminhe com investimentos em infraestrutura. Estamos executando grandes obras como a Perimetral Leste e a revitalização da Rodovia das Cataratas, e o saneamento é uma das bases que sustenta o desenvolvimento sustentável”, afirmou o prefeito Silva e Luna.
O encontro também contou com a presença dos secretários José Teodoro (Planejamento e Urbanismo), Thaís Escobar (Obras), Edinardo Aguiar (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura) e Juçara Andrade (Meio Ambiente), em articulação intersetorial com foco no planejamento de longo prazo.
Fonte: GDia.