Skip to content
sexta-feira, maio 20, 2022
Últimas Notícias:
  • Prefeitura executa ações para melhorar drenagem urbana no Guarujá/SP
  • Bruno Martins Baldi
  • Potencial energético dos resíduos sólidos urbanos na região do Grande ABC
  • Prefeitura de Três Lagoas/MS abre consulta pública para atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico
  • Sustentabilidade na construção civil
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
sustentabilidade

Programa João Pessoa Sustentável é apresentado aos agentes de saúde das comunidades do Complexo Beira Rio

  • Outros
  • maio 12, 2022

Imagem Ilustrativa

A Prefeitura da Capital, por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável e do consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário nas oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio (CBR), realizou, na manhã desta terça-feira (10), a primeira reunião com os agentes de saúde do território CBR.

O encontro, que teve o objetivo de apresentar o programa a esses profissionais que lidam diretamente com a população dessas comunidades, aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

Para Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável, “esse encontro é de extrema importância porque os agentes de saúde estão lidando diretamente com as famílias que o programa vai atender. Portanto, se faz indispensável essa troca de experiências e a informação sobre as ações da Prefeitura nessas comunidades. Esses profissionais são multiplicadores e, por isso, é preciso também ouvi-los, pois algumas demandas das comunidades serão trazidas a partir desses agentes públicos que atuam nesse território”, pontuou.

Para Adriana Nóbrega, agente de saúde da comunidade Padre Hildon Bandeira, é muito importante trabalhar diretamente com essas famílias carentes e acompanhar a mudança das que precisarão ser realocadas porque vivem em estado de insalubridade. “A saúde está relacionada a uma melhor qualidade de vida que inclui moradia digna, saneamento básico e tudo que envolve boas condições para os cidadãos. Saúde pública é bem-estar social”, concluiu Adriana.

O agente comunitário da saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população às equipes responsáveis. Por isso, é fundamental a participação desses agentes na construção de comunidades e bairros mais estruturados.

Plano de Desenvolvimento Comunitário

É responsável pela implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial baseado em três pilares: Sustentabilidade Territorial, Geração de Trabalho e Renda e Inclusão de Gênero e pela instalação dos quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos) nas Comunidades atendem diretamente à população do Complexo Beira Rio.

Também compete ao PDC propor ações conjuntas com diversas secretarias na implementação das políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, além de melhoria de renda através de atividades que incentivem à qualificação profissional resultando na empregabilidade. Todas essas ações partem do diálogo constante com a comunidade para que ela participe ativamente de cada etapa do desenvolvimento do Programa.

Fonte: João Pessoa.

AnteriorAnteriorApresentação de Newton Lima Azevedo no 2º. Fórum de Saneamento e Recuperação Energética
PróximoPL que estimula biogás e energia em aterros sanitários avança no SenadoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sustentabilidade na construção civil

1 min de leitura

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
logo-bioproj
suez
bf-dias
Superbac
DENORA
paques-logo-home.jpg
Penetron
Conaut
logo-netzsch
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.