saneamento basico
Concessões e PPPs Ceará

Regulamentação do saneamento segue incerta

Regulamentação do Saneamento

Por: Taís Hirata

A regulamentação do novo marco legal do saneamento básico, que desde o início de 2023 tem sido alvo de mudanças, segue sem uma definição.

No início de abril, o governo federal publicou dois decretos alterando normas do setor.

Porém, as mudanças protocoladas foram consideradas controversas no setor e geraram reação no Legislativo.

Dias após a publicação, a Câmara dos Deputados apresentou um projeto de decreto legislativo que revertia os principais pontos polêmicos, e, em uma derrota do governo, o texto foi aprovado pelo plenário em maio.

O projeto de decreto legislativo tenta reverter parte das alterações que haviam sido feitas pelo governo federal, como a extensão do prazo para comprovação da capacidade econômico-financeira das empresas, que foi prorrogado para o fim de 2023, e a possibilidade de companhias estaduais passarem a operar, sem licitação, os serviços em municípios que integrem uma mesma microrregião ou região metropolitana da qual o Estado também seja integrante.

LEIA TAMBÉM: Encontro Nacional das Agências Reguladoras discute Carta da Regulação Brasileira

Porém, desde que o texto foi enviado ao Senado Federal, no início de maio, a tramitação desacelerou. Hoje, o projeto está em análise pela Comissão de Serviços de Infraestrutura.

Regulamentação do Saneamento

Na avaliação de uma fonte que acompanha o tema, quanto mais a votação se arrasta, melhor a situação para o governo federal, que ganhou tempo para estruturar sua base e conseguir evitar derrotas — a aprovação do projeto de decreto na Câmara, em maio, foi vista como a primeira grande derrota do governo Lula no Legislativo.

Entre atores e analistas ligados ao setor privado, a perspectiva com relação ao debate no Legislativo é dúbia. Por um lado, os projetos em votação podem reverter mudanças que haviam sido criticadas, por dar sobrevida a companhias públicas estaduais; por outro, há um temor em relação aos caminhos que discussão no Congresso pode tomar — a maior preocupação é que, em meio à tramitação, entrem pontos negativos ao setor.

Fonte: Valor.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »