saneamento basico
licitação

”Situação da Copasa é insustentável”, afirma prefeito de Coronel Fabriciano

Imagem Ilustrativa

A manutenção do contrato com a Copasa e os detalhes relacionados ao fornecimento de água têm sido motivo de estudos em Coronel Fabriciano. Durante transmissão ao vivo realizada em suas mídias sociais, o prefeito Marcos Vinicius Bizarro (PSDB) e o secretário municipal de Planejamento, Douglas Prado, falaram a respeito, na segunda-feira (14).

O secretário visitou recentemente a cidade de Pará de Minas e relatou ter visto outra realidade em relação ao tratamento de água. Marcos Vinicius acrescentou que a situação da Copasa “está difícil e o seu fim será trágico”.

O prefeito explicou que, com o novo marco regulatório, os municípios têm a possibilidade de contratos novos e modernos e que a Copasa não vem modernizando seus processos.

“Pelo contrário, esse sucateamento começou no governo Pimentel (Fernando, PT) e já no Zema, com a ideia da privatização, os investimentos foram muito poucos. Quando a gente quer vender uma vaca, tem que dar pasto para ela, para vender ela gorda. Mas o governo atual parece querer vender uma vaca magrela. Está difícil a situação da Copasa. É insustentável”.


LEIA TAMBÉM: CNA discute projeto de lei sobre Política Nacional de Infraestrutura Hídrica

Sistema inteligente

Douglas Prado relatou que em Pará de Minas há um processo diferenciado no sentido de concessão. “Não é Copasa e tem tarifa reduzida para o cidadão, com sistema inteligente. Pegamos modelos para trazer para o cidadão de Coronel Fabriciano. Tivemos nossa primeira reunião e vamos verificar o que fazer em relação à Copasa”, adiantou.

Marcos Vinicius lembrou que tramita na Justiça uma ação, há aproximadamente dois anos, por causa de uma cobrança indevida. “De forma errônea, cobrava o tratamento de esgoto de 100% dos domicílios de Coronel Fabriciano. Temos uma auditoria nos contratos da Copasa e que está em vigor”, pontuou.

Prado reiterou que a auditoria está em vigor e que haverá uma apresentação dos auditores na próxima semana. Na ocasião, serão definidos os próximos passos para atender o novo marco regulatório. “Se vamos fazer renovação da concessão, se vamos fazer um rompimento, será analisado nos próximos dias”, reiterou.

Imbróglio

O chefe do Executivo fabricianense lembrou que uma solução para a questão é uma reinvindicação de todo cidadão do Vale do Aço. “Temos de ter muito cuidado sobre esse assunto. Essa questão da Copasa na região tem de ser tratada de forma coletiva pelas quatro cidades, principalmente a entrega de água, que sai daqui para abastecer as outras três cidades. Em qualquer ação contra a Copasa, o ideal é que os quatro prefeitos tomem a decisão em conjunto”, avaliou o prefeito.

Fonte: Diário do Aço.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »