saneamento basico
Grupos Saneamento Projetos

Decisão do STJ altera cobrança de água e esgoto em condomínios sem hidrômetros individuais

STJ Cobrança Água Esgoto

Portanto na tarde do dia 20 de junho de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma decisão importante que afeta a forma de cobrança de tarifas de água e esgoto em condomínios que não possuem hidrômetros individuais.

Então essa mudança visa promover uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e garantir uma cobrança mais justa para todos.

O que muda com a nova decisão ?

Primeiramente agora, a nova regra estabelece que cada unidade condominial pagará uma tarifa mínima uniforme. Caso o consumo total do condomínio ultrapasse o limite da tarifa mínima, o excedente será cobrado de forma progressiva.

LEIA TAMBÉM: ACIAG/SC conhece proposta para gestão regional de água e esgoto

Como são calculadas as tarifas ?

  • Tarifa Mínima: Cada unidade do condomínio pagará uma tarifa mínima, como se cada uma fosse um pequeno consumidor, independentemente do consumo individual.
  • Tarifa Progressiva: Se o consumo total do condomínio ultrapassar o volume previsto na tarifa mínima, o excedente será cobrado de forma progressiva. Logo, quanto mais água for consumida, maior será o valor pago por metro cúbico.

Por que essa mudança ?

Portanto a decisão do STJ busca:

  • Isonomia: Garantir que todos os consumidores, tanto de condomínios de apartamentos quanto de casas com hidrômetros individuais, paguem tarifas equivalentes.
  • Eficiência: Incentivar uma gestão mais eficiente do uso de água, promovendo a conscientização sobre o consumo.
  • Equidade: Evitar que moradores de condomínios, especialmente aqueles de baixa renda, como os do programa Minha Casa Minha Vida, sejam excessivamente onerados.

Em suma essa nova metodologia de cobrança permite que as empresas de saneamento mantenham a sustentabilidade financeira e continuem investindo em seu principal objetivo, a melhoria e ampliação dos serviços para a população. Portanto isso é fundamental para assegurar que todos tenham acesso a um serviço de água e esgoto de qualidade.

LEIA TAMBÉM: Servidores ambientais federais aprovam greve em 17 estados e no DF

Segundo continuaremos acompanhando as repercussões dessa decisão e informando sobre qualquer nova mudança. Mas fique atento às atualizações e mantenha-se informado buscando mais detalhes com a administração do seu condomínio ou com a empresa de saneamento que atende sua região.

Fonte: ABCON SINDCON.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »