saneamento basico

Água de reúso potável em El Paso, Texas (EUA)

Em 1º de dezembro de 2018, a rede de televisão CNN publicou uma reportagem interessante sobre o plano estratégico que a cidade de El Paso, no Texas, vem seguindo há várias décadas e que está prestes a completar uma nova fase, o uso de água de reúso como fonte de consumo humano.

Na excelente reportagem, são descritas as visões de várias pessoas responsáveis pela gestão da água em El Paso, bem como imagens das paisagens quase desérticas da cidade e das instalações de regeneração no processo de exploração. De especial interesse é o gráfico descritivo da evolução do consumo doméstico de água desde 1985, quando atingiu 775 L/hab.dia, até o ano de 2017, quando atingiu 485 L/hab.dia, e até a previsão para 2030, estimado em 445 L/hab.dia. O gráfico indica, que o consumo unitário em 2013 diminuiu em 35% e que El Paso usa menos água neste período do que há 24 anos, embora sua população tenha aumentado em 170.000 pessoas desde então.

grafico

O artigo contém várias reflexões sobre a situação e as perspectivas do reúso direto de água potável em El Paso, que são resumidas abaixo.

Bebendo efluente tratado

No momento, El Paso está preparada para entrar em uma nova fase de expansão na sua linha de fornecimento de água. Está construindo um sistema de circuito fechado que permitirá que o efluente secundário seja tratado e convertido em água para consumo humano. Entre os profissionais da área, essa estratégia é conhecida como “reuso potável direto ” ou “purificação avançada”.

Nas palavras do diretor técnico da El Paso Water, ” este é o próximo passo que devemos dar”. El Paso, Orange County, na Califórnia, Scottsdale, no Arizona, e várias empresas de saneamento no país estão tratando efluentes e injetando-os de volta no aquífero de onde são posteriormente extraídos para consumo humano. O diretor técnico estima, que a água leve até cinco anos para percolar pelo aquífero de El Paso, antes de ser extraída e submetida a um tratamento de potabilização que a adaptará ao consumo humano.

Embora a água assim tratada seja frequentemente usada para irrigação e usos industriais, El Paso está construindo uma instalação capaz de garantir um circuito fechado; em vez de injetar a água de reúso novamente no aquífero, ela será submetida a um processo de filtração adicional e, em seguida, introduzida novamente nas tubulações de água para consumo público.

Nas palavras do diretor técnico, “é evidente que esta água é transparente e de boa qualidade. O próximo passo é aproveitar esta água, produzida em instalações de última geração, e submetê-la a um pequeno tratamento adicional através de uma série de processos de tratamento, para que possamos beber”.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA) estima que o volume de efluentes produzidos nas grandes cidades pode representar entre 50% e 60% do volume total de água fornecida, o que representa uma fonte muito importante de recursos para cidades como El Paso, que estão sedentas por água.

Para garantir que a água assim produzida seja desprovida de micróbios e patógenos, o efluente secundário é submetido a várias etapas de filtração, desinfecção com luz ultravioleta e filtração com carvão ativado. Os estudos mostraram que a água tratada tem, de fato, uma menor presença de contaminantes do que a água bruta coletada em rios ou lagos.

Tentativas feitas por outros municípios no Texas e na Califórnia para implementar o “reúso direto de água potável” não decolaram, devido ao efeito de repulsão gerado entre os usuários. Nas palavras de um representante da Water Research Foundation, a cumplicidade da comunidade é essencial para obter aprovação desses projetos. “São agências públicas, que pertencem a população. Portanto, é conveniente envolver o público em sua realização “.

O legado de Ed Archuleta, diretor da companhia pública El Paso Water, de 1989 até a sua aposentadoria, há alguns anos, sobre questões de economia de água e educação para a cidadania, foram determinantes na evolução seguida pela gestão dos recursos hídricos em El Paso até este momento. “Todo mundo pode ver que estamos no deserto, que estamos em uma área com clima árido. A chuva é escassa, então temos que comunicar aos nossos clientes que estamos fazendo todo o possível e usando todos os recursos hídricos disponíveis ao nosso alcance para tratá-los e torná-los seguros para o consumo. Dessa forma, as pessoas aceitam isso muito favoravelmente “.

A previsão é que, para o ano de 2030, a disponibilidade de recursos hídricos para El Paso, inclua 10% de água dessalinizada e 6% de água purificada avançada.

Nas palavras do diretor técnico da companhia pública, esta situação não representa apenas o futuro de El Paso, mas também o de muitas outras cidades que estão em busca de água. A tecnologia nos oferece a possibilidade de tratar a água com um nível muito elevado de qualidade, capaz de torná-lo seguro para o consumo humano. A água está realmente ao nosso redor em todas as cidades “.

Assista o vídeo: “Como El Paso está lutando contra a seca”.

Fonte: La Asociación Española de Reutilización Sostenible del Agua (ASERSA), Nadia Kounang, CNN.

Adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »