saneamento basico

Estação de bombeamento de Crossness, a “Capela Sistina” do tratamento de água

A maioria das infraestruturas do setor de água não se caracterizam por sua beleza. Funcionalidade, disposição, tamanho… são palavras que aplicaríamos à depuradoras, potabilizadoras, dessalinizadoras e estações de bombeamento.

Precisamente neste último grupo, temos um exemplo de exceção quanto ao nível de “glamour”. É a estação de bombeamento de Crossness, no Reino Unido.

Construída entre 1859 e 1865, a estação de bombeamento Crossness foi projetada por Sir Joseh Bazalgette, chefe da Metropolitan Board of Works, e o arquiteto Charles Henry Driver, no distrito londinense de Bexley. A estação serviu para diminuir o grave problema dos esgotos procedentes da cidade no século XIX.

 

estacao-de-bombeamento
Vista exterior de Crossness (Wikipedia/CC)
estacao-de-bombeamento
Interior de Crossness (Wikipedia/CC)
estacao-de-bombeamento
Interior de Crossness (Wikipedia/CC)

Na sua época, atraiu visitantes de todo o mundo. É considerada como “a Capela Sistina do tratamento de água”, e atualmente não se encontra em operação: é um museu que lembra como o Saneamento mudou a vida de Londres para sempre.

estacao-de-bombeamento

estacao-de-saneamento
Interior de Crossness restaurado (Wikipedia/CC)
bombeamento-de-agua
Detalle da decoração no interior (Wikipedia/CC)

Sua beleza é tamanha que foi utilizada para a filmagem de séries como Sherlock Holmes ( versão  2009), e inclusive como cenário para a missão final do jogo The Getaway: Black Monday.

estacao-de-bombeamento
Detalhe do exterior da estação de bombeamento de Crossness (Wikipedia/CC)

Seu desenho romântico e victoriano fazem dela uma obra de elevado valor artístico, além de funcional. As paredes, feitas de ferro no lugar de concreto, estão separadas por pilares que suportam a parte superior, onde descansam 4 motores de 47 toneladas cada.

estacao-de-bombeamento
Motor Prince Consort (Wikipedia/CC)

Apesar de formar parte de um sistema maior para a regularização dos esgotos, Crossness representou a ideia de uma cidade mais limpa e saudável, e com menos odores.

estacao-de-bombeamento
Motor Prince Consort em ação (Wikipedia/CC)
estacao-de-bombeamento
Motor Prince Consort em ação 2 (Wikipedia/CC)

Não é a única estação de bombeamento “agradável” de se ver no Reino Unido: Abbey Mills também se  destaca por sua beleza, mas esta já é uma outra história!

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »