esgoto

Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança/RJ recebe novos aeradores

Fotos: divulgação

Dezoito novos aeradores foram instalados na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança, em Cabo Frio.

A unidade é responsável por tratar o esgoto produzido na região do grande Jardim Esperança e margem esquerda do Canal do Itajuru. Os equipamentos substituíram os que estavam em operação a fim de manter a eficiência do sistema. A medida faz parte do Plano de Melhoria Contínua da Prolagos com foco na eficiência as operações de água e esgoto, que foi reforçado durante a pandemia.

A unidade opera em nível secundário, é composta por quatro lagoas, duas de aeração e duas de decantação, e tem capacidade para tratar até 160 l/s de esgoto. Os novos aeradores ficam nos dois primeiros tanques, que recebem o esgoto que passa pelo tratamento preliminar, fase onde é feita a remoção dos sólidos grosseiros como pedaços de madeira, plástico, pedras e areia.

A lagoa de aeração introduz o oxigênio necessário para manter os organismos decompositores da matéria orgânica. A alta turbulência provocada pelos equipamentos faz com que toda a biomassa se mantenha em suspensão, sendo necessária as lagoas de decantação, fase seguinte, onde há a separação da parte das partes líquida e sólida (lodo). Antes de retornar ao meio ambiente, o efluente tratado passa por processo de desinfecção.

Melhorias na ETE

Fotos: divulgação

Além dos novos aeradores mecânicos, a estação recebeu ainda melhorias na parte estrutural e novo painel ilustrativo com o processo de tratamento, muito utilizado durante as visitas (temporariamente suspensas por conta da pandemia).  A unidade do Jardim Esperança é uma das sete estações de tratamento de esgoto operadas pela Prolagos, empresa do grupo Aegea, nos cinco municípios da área de concessão, que juntas têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia. Em Cabo Frio, a concessionária opera ainda uma estação na Praia do Siqueira, que recebeu novos decantadores, baia para armazenamento de químicos e painel. As outras unidades também estão passando por manutenção preventiva.

Em Arraial do Cabo, a unidade da Praia Grande passou por processo de revitalização e a estrutura física recebeu nova identidade visual e iluminação. Na parte operacional foi trocada a ponte raspadora do decantador e construída uma nova base para receber a caçamba roll on de lodo. A estação de Monte Alto também foi completamente recuperada, o prédio passou por reforma e o reator recebeu nova passarela.

A estação de Iguaba Grande foi completamente reformulada no ano passado e recentemente recebeu novo projeto de iluminação. Em Búzios a estação passou por pintura, projeto paisagístico e um novo soprador entrou em operação, o equipamento é responsável pela entrada de ar no processo de aeração. Em São Pedro da Aldeia a estação passou por pintura, e recebeu nova iluminação e painel ilustrativo.

Fonte: Plantão dos Lagos.

Últimas Notícias: