saneamento basico

Alunos projetam hidrômetro digital que calcula consumo e ajuda a economizar água

Um grupo de alunos do curso de eletrônica de uma escola técnica no sul de Minas Gerais criou um sistema para medir, em tempo real, a quantidade de água que sai da caixa d’água e ajudar a acompanhar por smartphones ou tablets o consumo da casa em tempo real. O dispositivo, que ainda está na fase de protótipos, tem custo estimado de R$ 160 e também permite economia de energia elétrica. Os criadores têm entre 16 e 17 anos.

O “hidrômetro digital” é conectado pelo dispositivo móvel via bluetooth com os sensores na saída da caixa d’água. Eles calculam a quantidade de litros que circulam por uma pequena turbina e informam no display. Quem quiser também pode traçar metas de consumo para o mês, por exemplo.

“É possível definir um volume máximo de consumo de água no mês. Na tela do display a pessoa consegue fazer a contagem regressiva e em litros, porque o hidrômetro individual mede em metros cúbicos e em acumulativo, e fica difícil saber o real consumo”, explicou Fernando Iemini, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

A mesma peça que mede o consumo de água funciona como uma turbina geradora de energia. Ela também é colocada na entrada da caixa d’água, onde a pressão é maior. Nela está acoplado um circuito regulador, que carrega as baterias armazenadoras de energia.

“A energia gerada não chega a suportar uma casa, mas pode ser usada em equipamentos eletrônicos modernos, como recarga de celulares, e na iluminação residencial por painéis de leds”, explicou o estudante Fernando Iemini. O projeto começou a ser elaborado no 1º ano do curso de eletrônica e foi aprimorado no 3º ano e último do curso da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), de Santa Rita do Sapucaí.

A ideia já foi premiada pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e será exposta na próxima semana na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) na Universidade de São Paulo (USP), com a apresentação de outros projetos de inovação ligados à energia e à água.

Fonte: G1

Últimas Notícias: