saneamento basico

Sensor conectado à Internet mede o nível de turbidez da água dos rios do país

O produto é fruto do trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo, em São Carlos

Sensor conectado à Internet mede o nível de turbidez da água dos rios do país. A turbidez é uma propriedade física que se traduz na redução da sua transparência da água. A tecnologia é fruto do trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo, em São Carlos.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o professsor do Instituto de Ciências da Comuptação da USP em São Carlos, Jó Ueyama, explicou que tecnologia desenvolvida foi feita com material barato por isso o sensor é acessível às prefeituras que tenham interesse em monitorar o nível de poluição de córregos urbanos. O equipamento pode identificar os rios que apresentem assoreamento por acúmulo de degetos, porque quanto mais poluída a água, mais turbidez.

O professor lembra que a turbidez não necessariamente indica poluição. “Por exemplo, o rio Amazonas, na região norte de São Paulo, a água é bastante turva, escura, meio marrom, mas isso não quer dizer que o rio seja poluído. Entretanto a mudança de coloração de um rio urbano, repentinamente, pode indicar a importância do monitoramento, para constatar possíveis produtos químicos”, explica.

Confira as informações sobre um sensor desenvolvido por pesquisadores que mede a turbidez da água dos rios, nesta entrevista ao Revista Brasil, com Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.

Fonte: Usp
Imagem: Google

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »