saneamento basico
Leilão Pará Saneamento Básico

PPP do Saneamento: Transição da Agespisa para Aegea será concluída em até 180 dias

PPP Saneamento Transição Agespisa

O processo de transição dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para a empresa privada Aegea, vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) do Saneamento, será concluído em até 180 dias.

A portaria que regulamenta a instalação do Comitê de Transição foi assinada pelo secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, também secretário-geral da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (9).

Primeiramente o Comitê de Transição será responsável por coordenar a troca de informações essenciais para a transferência dos serviços. O prazo inicial de 180 dias poderá ser prorrogado, conforme os termos do contrato de concessão.

LEIA TAMBÉM: Governo do Pará entrega Canal da Timbó, primeira obra de saneamento para a COP 30

Contudo o documento estabelece ainda a interação entre equipes do Poder Executivo, operadores da pré-concessão, a agência reguladora e a concessionária, assegurando uma transição eficiente.

Portanto a Aegea, enquanto empresa concessionária, deverá mobilizar recursos próprios para acompanhar e implementar as atividades relacionadas à transição. Isso inclui alocação de pessoal, materiais, desenvolvimento de softwares e demais ferramentas necessárias ao cumprimento das tarefas.

Parnaíba Picos Leilão Agespisa

PPP Saneamento Transição Agespisa

Portanto conforme as informações, foram designados diversos membros para participar do processo de transição, entre eles dois membros da Agespisa, dois membros da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí (Agrespi), dois membros do Comitê Técnico da MRAE, dois membros da Aegea e dois membros da Secretaria Estadual de Administração (SEAD).

Em suma esses integrantes terão a missão de garantir o cumprimento das etapas previstas no contrato de concessão e a continuidade dos serviços públicos de saneamento sem interrupções.

LEIA TAMBÉM: BNDES aprova R$ 1 bilhão para Raízen produzir nova planta de E2G

Com a publicação da portaria, a medida entrou em vigor imediatamente. A previsão é que os trabalhos do Comitê de Transição sejam concluídos até 8 de julho de 2025. Marcando, assim, os inícios das ações que deverão ser realizadas pela empresa Aegea.

Fonte: Portal do Dia.

Últimas Notícias: