saneamento basico
chorume

Projeto que aborda tratamento de chorume em aterro sanitário vai à sanção

Aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 710/2020 que trata sobre o tratamento do lixiviado, ou “chorume” como é conhecido, em aterro sanitário.

A matéria é de autoria do deputado estadual Faissal Calil (PV) e teve o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Agora o PL segue para a sanção do governador Mauro Mendes.

A proposta dispõe sobre o chorume ou lixiviado que é um líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários.

“Esse é um projeto que visa melhorar a nossa qualidade de vida.  A gente sabe que a falta de saneamento básico acaba matando em cerca de 15 mil pessoas por ano.  São 350 mil internações hospitalares a cada 1 real investido em saneamento. Nós economizamos R$ 4,00 em saúde. A proposta obriga todos os aterros sanitários a tratarem o chorume que acaba adentrando e contaminando o lençol freático. Em todas cidades de Mato Grosso quando visito faço questão de visitar os lixões.  Infelizmente, não temos uma política e costume de tratar o nosso lixo corretamente”, discursou na tribuna Faissal.


LEIA TAMBÉM: PROJETO DE PESQUISA DA UEL ESTUDA ALTERNATIVA PARA O TRATAMENTO DO CHORUME


Proteção do Meio Ambiente

Segundo o parlamentar, que tem inúmeras ações voltadas para proteção do meio ambiente na Casa de Leis, há três diferentes fontes para produção de chorume: a umidade natural do lixo, que aumenta no período chuvoso; a água de constituição da matéria orgânica que escorre durante o processo de decomposição; as bactérias existentes no lixo que expelem enzimas que dissolvem a matéria orgânica e produzem líquido.

“Agradeço os nobres parlamentares desta Casa de Leis pela aprovação do projeto.  O tratamento de chorume é uma medida de proteção ambiental de manutenção da estabilidade do aterro e uma forma de garantir uma melhor qualidade de vida à população local”, concluiu.

Fonte: O Documento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MMA REPASSA R$ 230 MILHÕES AO BNDES PARA COMBATE AOS LIXÕES

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »