saneamento basico

Arapiraca vai ganhar Central de Tratamento de Resíduos este ano

Visando a qualidade de vida dos arapiraquenses, a Prefeitura de Arapiraca está entrando em uma parceria com a Prefeitura de Craíbas para, juntas, erguerem uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) ainda este ano.

O anúncio da construção do aterro sanitário acontecerá nesta sexta-feira (26), no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges, a partir das 14h.

O evento contará com a presença do prefeito Yale Fernandes; o prefeito de Craíbas, Bruno Pedro; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Leão; o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres; o presidente do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Gustavo Lopes; o gerente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) seccional Agreste, Tácito Marques; e o diretor da Limpel, Henrique Milones.

Este último fará uma apresentação técnica por parte da empresa de consultoria Alagoas Ambiental, a respeito da operacionalização da CTR. Neste próximo mês de março, já se iniciam as audiências públicas sobre o tema.

Segundo Ivens Leão, a central será polo regional, comportando os resíduos provenientes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste), formado por 20 municípios.

“A nova Central de Tratamento de Resíduos receberá resíduos de origem domiciliar e da construção civil e industrial. Com relação ao aterro sanitário anterior, na comunidade Mangabeiras, já estamos com o ‘plano de encerramento’, utilizando recursos do Ministério das Cidades. Vamos reurbanizar aquela área a partir do mês de maio”, diz o secretário de Meio Ambiente e Saneamento.

A previsão de início de operação da CTR, que ficará na divisa entre Arapiraca e Craíbas, é para o segundo semestre deste ano.

Fonte: Cada Minuto
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »