saneamento basico
Aterro sanitário de Alagoinhas Licenciamento Ambiental

Aterro sanitário de Alagoinhas/BA recebe Licenciamento Ambiental

Aterro sanitário de Alagoinhas Licenciamento Ambiental

O Município de Alagoinhas recebeu do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA a licença para operar a Central de Tratamento de Resíduos – CTR, o aterro sanitário que recebe os resíduos sólidos gerados na cidade.

Aterro sanitário de Alagoinhas Licenciamento Ambiental

O órgão ambiental estadual concedeu a licença no último mês de setembro, que é válida por seis anos e tem como objetivo garantir que o empreendimento seja operado de forma segura, com o mínimo impacto ambiental possível, trazendo portanto benefício direto à comunidade.

O Aterro Sanitário do município tem uma área de cerca de 15 hectares.

LEIA TAMBÉM: PGJ apresenta Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O aterro fica a aproximadamente 10 km do centro da cidade, na Estrada do Rio Branco, e tem a capacidade para receber 110 toneladas de resíduos por dia.

Assim sendo, no aterro há:

  • células para disposição final dos resíduos,
  • lagoas de estabilização de lixiviado,
  • unidade de triagem e moagem de plásticos,
  • áreas destinadas à compostagem, resíduos de construção civil, podas e armazenamento de pneus.

Fonte: BA.

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma prática exigida para empreendimentos que utilizam recursos naturais, como, por exemplo, solo, mineração, agropecuária e pesca.

O Licenciamento Ambiental portanto se aplica também a empresas cujas atividades resultem em resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, com diferentes níveis de potenciais de impacto ambiental, e obras de infraestrutura.

SUD America Engenharia possui uma equipe capacitada e experiente para prestação de serviços de licenciamento e regularização ambiental, elaboração de documentos, estudos e auditorias, para todos os setores produtivos.

Entre em contato:

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »