saneamento basico

Brasil reciclou 97,9% das latas de alumínio para bebidas em 2015

O Brasil reciclou 292,5 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda em 2015. O novo índice de reciclagem – 97,9% – foi anunciado nesta sexta-feira pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade) e representa uma economia de energia equivalente a 20% do obtido com o Horário de Verão em todo o país.

Para o presidente executivo da Abralatas, Renault Castro, a manutenção do índice em níveis próximos a 100% é a confirmação do sucesso do modelo de reciclagem adotado pela embalagem e que se tornou uma referência para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “O segredo é a existência de demanda pelo material e de uma rede de coleta viabilizada pelo valor da lata, mas que também permite o aumento da reciclagem de outros materiais”, disse Renault.

Somente na coleta da latinha foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira, informou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez. “Se fosse uma empresa, a ‘Coleta SA’ estaria entre as 730 maiores do país. O valor equivale a quase um milhão de salários mínimos por ano, confirmando a importância da reciclagem para a geração de emprego e renda aos catadores de materiais recicláveis”.

De acordo com Mario Fernandez, a reciclagem de latas de alumínio consome apenas 5% da energia utilizada na produção da embalagem a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. “Ou seja, a economia de energia proporcionada pela reciclagem da lata atenderia a demanda anual residencial de um estado como o de Goiás”, afirmou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal.

Outro benefício ambiental do reaproveitamento da embalagem foi ressaltado pelo presidente executivo da Abralatas. “O processo de reciclagem da lata reduz em 95% as emissões de gases de efeito estufa, uma informação relevante diante de um consumidor cada vez mais consciente e de um mercado que se preocupa com o impacto ambiental de sua produção”, afirmou Renault Castro.

O sistema de reciclagem da latinha de alumínio foi inspiração para o modelo de logística reversa do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Fonte: Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »