saneamento basico

Empresa de Rio Claro elimina envio de resíduos não-industriais para aterro

Whirlpool atingiu meta no Brasil antes das demais unidades mundiais. Cerca de 1,8 mil toneladas de resíduos foram eliminados da forma correta.

Uma empresa de Rio Claro (SP) alcançou a meta de eliminar o envio de resíduos não-industriais para aterro. A Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos e já havia zerado o volume de resíduos industriais enviados para aterro ao final de 2014, mas agora foi conquistada também com detritos não-industriais.

O Brasil foi o primeiro país em que a Whirlpool opera a atingir a meta e a perspectiva é que as demais regiões alcancem o objetivo apenas em 2022. Desde 2011 cerca de 1,8 mil toneladas de resíduos não-industriais deixaram de ser destinadas para aterro.

Em Rio Claro, o volume poupado foi de 135 toneladas nos últimos quatro anos. Do total de resíduos não-industriais gerados pela companhia na cidade, aproximadamente 50% são não-recicláveis de restaurante e lixo comum e 50% são resíduos sanitários.

Diariamente todos os materiais são devidamente separados e encaminhados para a Central de Resíduos da unidade, onde é feita a fiscalização da segregação e o direcionamento adequado para reaproveitamento.

Para alcançar o objetivo, a Whirlpool desenvolveu diversas ações de incentivo à liderança, conscientização e mudança de comportamento de colaboradores para redução de desperdício e melhoria da segregação de materiais, além de engajamento de fornecedores, desenvolvimento de oportunidades de negócio junto a parceiros externos para reciclagem ou reutilização de resíduos. Foi feito investimento em novos processos, tecnologias e materiais.

A empresa encontrou várias alternativas para substituir o envio dos resíduos para aterro como a compostagem e o coprocessamento em cimenteira, em que os resíduos não recicláveis de restaurante, lixo comum e resíduos de sanitário são utilizados como combustível para os fornos de produção de cimento, substituindo matéria-prima virgem, como carvão ou gás natural.

Os materiais que não podem ser reciclados são incinerados, mas a companhia segue em busca de novas tecnologias para melhorar a classificação e a segregação dos resíduos.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/Whirlpool

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »