Skip to content
segunda-feira, junho 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
meio ambiente

Gerenciamento de resíduos passa pela biodegradabilidade

  • Resíduos Sólidos
  • abril 22, 2022

Imagem Ilustrativa

Distantes dos grandes centros urbanos, os aterros sanitários refletem um cenário de alto risco para o meio ambiente e a vida na terra. Nos aterros, estão resíduos domésticos, industriais, hospitalares e de construções, sendo que grande parte do lixo acumulado não possui uma fácil decomposição natural. O acúmulo de resíduos não biodegradáveis gerados pelo consumo humano impulsiona uma crise global que precisa ser combatida. Como exemplo, destaca-se tipos de plásticos que demoram para atingir um estado de degradação.

Busca por produtos biodegradáveis reflete a preocupação que a sociedade tem demonstrado com os impactos do descarte de determinados resíduos no meio ambiente

No Brasil, onde 11,3 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, apenas 1,28% vão para reciclagem, segundo um levantamento feito pela Organização não-governamental World Wide Fund (WWF), em 2019. Só no estado de São Paulo, apontado por pesquisas como o maior gerador de resíduos no território brasileiro, 50,61% dos 247 municípios investigados pelo Tribunal de Contas do Estado realizam o descarte inapropriado de lixo, e mais de 85% aterram resíduos sólidos sem qualquer tipo de separação para reaproveitamento.


LEIA TAMBÉM: Cervejaria e startup coletam 100 toneladas de vidro para reciclagem

O CEO da empresa Canubio, fabricante de canudos biodegradáveis, ressalta que além do descarte, o tempo que os resíduos passam em contato com o meio ambiente também é um agravante para a situação. “Microrganismos, bactérias e a própria exposição aos elementos naturais colaboram com a decomposição, que em alguns casos é notada em questão de horas, porém, alguns objetos descartados podem permanecer sem alterações por séculos”, diz Gustavo Ferreira.

Para ele, investir em conhecimento sobre a biodegradabilidade, ou seja, a capacidade de degradação biológica de determinados produtos, pode ajudar a reduzir a crise observada nos aterros. “Materiais como vidros, metais, alumínios e plásticos não sofrem uma degradação apropriada para ambientes naturais. Este é um fator que tem levado parte das indústrias e a população a buscar por alternativas biodegradáveis”, afirmou Ferreira.

Produtos Sustentáveis

Produtos fabricados a base de plantas e fibras naturais possuem maior biodegradabilidade, permitindo o surgimento de itens como os plásticos biodegradáveis, que podem ser produzidos a partir do arroz e ou da mandioca, por exemplo. Além disso, o papel também pode ser usado como alternativa ao plástico na fabricação de copos e canudos descartáveis, pois, a matéria prima, originária das árvores, encontra na terra microrganismos que usufruem naturalmente de seus componentes.

Porém, o caminho para um meio ambiente mais saudável pode exigir um esforço ainda maior. “É importante frisar que os benefícios dos produtos biodegradáveis só podem ser notados se, junto com a utilização destes recursos, também houver uma mudança de mentalidade e uma compreensão sobre o cenário atual, que pode se agravar cada vez mais ao longo dos anos caso seja ignorado”, finaliza Gustavo Ferreira.

Fonte: PB.

AnteriorAnteriorReciclagem de latas cai 30% de janeiro a março
PróximoPesquisadores estudam micróbios que transformam metano em energiaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
Conaut
aquamec
DENORA
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
logo-netzsch
Penetron
bf-dias
logo-bioproj
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.