saneamento basico

Manual prático para inovação em gestão dos resíduos sólidos urbanos

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305 de 2010 –Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode ser compreendido como o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de armazenamento, coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Imagem Ilustrativa

A Lei traz ainda outra importante definição, conhecida como Gestão Integrada de Resíduos, que estabelece que as tomadas de decisões devem ser baseadas em ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

Contudo, mesmo após dez anos da publicação deste importante marco legal, o Brasil ainda destina aproximadamente 25% dos seus Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) para locais inapropriados (como lixões a céu aberto) e apresenta o índice de apenas 1,7% de reaproveitamento dos RSU pela via da triagem e reciclagem.

Portanto, contribuir para a erradicação dos lixões e para o aumento do reaproveitamento dos resíduos pela via da triagem, reciclagem e compostagem, é um dos objetivos do FGV-CEISA. Estudos sobre alternativas tecnológicas para o reaproveitamento energéticos dos resíduos também poderão ser desenvolvidos, sempre em busca de integrar os conceitos de Gestão de Resíduos aos elementos da Economia Circular e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s).


LEIA TAMBÉM: Brasil perde 2,4 bi por ano com a falta de tratamento do seu lixo urbano


Gestão dos Resíduos

Para isso, o CEISA visa realizar reuniões, encontros e projetos sobre modelagem econômica e tarifária, modalidades contratuais e de gestão, regulação, meio ambiente e mudanças climáticas relacionados e aplicados à gestão dos RSU.

E como primeiro resultado dos projetos da área de resíduos, apresentamos a seguir o link para acesso à webinar (realizada em 28/06/2021) e ao documento completo do “Manual Prático para Inovação em Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos”.

Webinar | Lançamento do Manual: https://www.youtube.com/watch?v=bc2M3g-knr0

BAIXE O MANUAL

Fonte: FGV.

Últimas Notícias:
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »